20 agosto 2019

Boehringer Ingelheim adquire AMAL Therapeutics

A empresa de biotecnologia suíça dedicada à imunoterapia contra o câncer. Com a aquisição da AMAL Therapeutics, a farmacêutica enriquece significativamente seu portfólio de imunologia, com foco nos cânceres gastrointestinais e pulmonares difíceis de tratar.

A Boehringer Ingelheim, uma das 20 principais farmacêuticas do mundo, acaba de anunciar a aquisição de todas as ações da AMAL Therapeutics SA, uma empresa suíça de biotecnologia dedicada à imunoterapia contra o câncer e provedora da plataforma de vacinas terapêuticas de alta tecnologia chamada KISIMA. Desta forma, a companhia planeja desenvolver novas soluções que combinem ativos de seu portfólio de imunologia contra o câncer e a tecnologia da plataforma KISIMA. A transação poderá chegar a 325 milhões de euros e, caso sejam atingidos determinados marcos comerciais, o valor aumentará em até 100 milhões de euros.

A principal vacina da AMAL, a ATP128, atualmente é desenvolvida para o câncer colorretal no estágio IV e está programada para ser testada em seres humanos em breve. “A aquisição da AMAL faz parte da estratégia de longo prazo com foco em nosso posicionamento de empresa inovadora, principalmente no que diz respeito às terapias contra o câncer, incluindo tratamentos de imuno-oncologia, que alavancam descobertas científicas de ponta”, disse Michel Pairet, membro do Conselho de Administração da Boehringer Ingelheim e responsável pela Unidade de Inovação da companhia. "Queremos ser pioneiros em novos paradigmas de cuidados baseados em biologia para pacientes com câncer e as tecnologias e conhecimentos desenvolvidos na AMAL são fundamentais para nossos esforços".

“Estou extremamente orgulhoso do trabalho árduo realizado pela equipe inteira da AMAL, que é evidenciado por esta aquisição, e muito entusiasmada para desenvolver ainda mais a plataforma de tecnologia KISIMA dentro da Boehringer Ingelheim”, disse Madiha Derouazi, Ph.D., fundadora e diretora executiva da AMAL Therapeutics. “Nossa nova parceria com a farmacêutica nos permitirá potencializar a plataforma KISIMA para combater cânceres sólidos, preservando a abordagem da AMAL à pesquisa em biotecnologia e nossas redes científicas e acadêmicas. Além disso, o compartilhamento de recursos e capacidades no desenvolvimento clínico nos ajudará muito a levar adiante o ATP128 e outros ativos”.

A Boehringer Ingelheim tem um grupo de Imunologia do Câncer, que foi construído para descobrir terapias que envolvem o desencadeamento de respostas imunes contra tumores “frios” não inflamados, que representam um grande grupo de tipos de câncer refratários a muitos tratamentos, incluindo drogas inibidoras de ponto de verificação. O direcionamento imune de tumores frios é um desafio particular. A tecnologia de vacinas KISIMA, da AMAL, projetada para estimular respostas imunológicas potentes, é uma opção terapêutica promissora para pacientes com esse tipo de câncer.

A aquisição da AMAL, juntamente com a aquisição da Vira Therapeutics (Vira-T) e da licença do anticorpo direcionador SIRP-alfa, da OSE Immunotherapeutics, em 2018, reforça significativamente o foco estratégico da Boehringer Ingelheim em terapias direcionadas a células imunes. Ao combinar sua pesquisa e desenvolvimento internos de classe mundial com o de empresas de biotecnologia altamente inovadoras, a farmacêutica está desenvolvendo terapias imunológicas inovadoras e acelerando o fornecimento da próxima geração de tratamentos contra o câncer.

KISIMA — Ao contrário das vacinas profiláticas, que imunizam um paciente para prevenir uma infecção antes que ocorra, as vacinas terapêuticas combatem as doenças existentes. As vacinas terapêuticas anticâncer carregam antígenos, ou seja, pedaços de proteína que também estão em tumores. Ao apresentar antígenos ao sistema imunológico do paciente, uma vacina pode levar a respostas personalizadas, incluindo a ativação de células T killer que visam o tumor, e pode aumentar a imunidade da memória para reduzir o risco de recaída.

A plataforma de tecnologia da AMAL permite a montagem de três componentes funcionais em uma proteína de fusão patenteada usada como vacina: um peptídeo proprietário de penetração de células para entrega de antígeno; um agonista de peptídeo de receptor de pedágio proprietário (TLR) como adjuvante, e uma carga multi-antigênica que pode ser adaptada para indicações específicas.

A ATP128, é uma vacina quimérica de proteína recombinante terapêutica projetada com a tecnologia do KISIMA e, atualmente, desenvolvida para o câncer colorretal no estágio IV. A AMAL conduzirá o KISIMA-01, um estudo clínico internacional da Fase Ib, para avaliar a combinação do ATP128 com o composto anti-PD1, da Boehringer Ingelheim, por meio de um acordo colaborativo de maio de 2019, em pacientes com estadiamento de microssatélites (MSS) com câncer colorretal estágio IV.

Este primeiro estudo em humanos investigará o ATP128 como agente único e em combinação com o BI754091 usando segurança e tolerabilidade como endpoints primários. O estudo também medirá a atividade antitumoral e as características da resposta imune como parâmetros secundários e exploratórios. .. Leia mais em revistafatorbrasil 20/0-9/2019

20 agosto 2019



0 comentários: