31 maio 2019

As três lições de empreendedorismo que aprendi com Barack Obama

Aprendizados sobre tomada de decisão, formação de times e o papel de um líder

Fui uma das mais de 10 mil pessoas que foram ao VTex Day para ver de perto Barack Obama. A longa espera valeu cada minuto. Com seu jeito simples e cativante, o ex-presidente dos EUA deu uma aula de liderança. Destaco as três principais reflexões que levarei para o meu negócio e que queria dividir com vocês:

1. Decisões em cenários de incerteza

O ex-presidente explicou que os problemas fáceis da sua gestão eram resolvidos por outras instâncias de governo e que, na sua mesa, só chegavam as questões de alta complexidade, aquelas que “ninguém tinha sido capaz de resolver”.

Obama contou que teve de aprender a tomar decisões sem ter todas as informações necessárias. “Quando mandei uma equipe capturar Bin Laden eu não tinha certeza, mas confiei”, disse Obama. “Eu não poderia garantir que estava dando a resposta certa. Eu apenas confiava no processo de tomada de decisão que criamos baseado nas informações disponíveis naquele momento”, completou.

> Minha perspectiva: Um empreendedor passa por isso diariamente. Se for esperar ter 100% das informações para tomar uma decisão, provavelmente terá decidido tarde demais. Reúna as informações disponíveis, questione os melhores cérebros disponíveis e decida. Às vezes, o timing da decisão é mais importante que a decisão em si. Exatamente porque muitas vezes é possível reverter a decisão caso o cenário mude ou o caminho se mostre equivocado. Na dúvida, acelere!

2. A importância da diversidade

“Todos nós temos pontos cegos. Daí a importância de se trazer para a mesa pessoas com diferentes perspectivas, com diferentes backgrounds”, disse Obama. O ex-presidente contou que era obrigado a tomar decisões acerca de temas variados e que era simplesmente impossível conhecer profundamente todos os assuntos. A saída era saber fazer as perguntas certas e ter na mesa as pessoas certas para respondê-las.  

“A diversidade nos ajuda a olhar o mundo pelos olhos de outras pessoas”, completou Obama. “Criatividade e imaginação acontecem quando pessoas de diferentes backgrounds se encontram”.

> Minha perspectiva: Se sua equipe é formada exclusivamente por um único perfil, as chances de vocês chegarem a respostas similares são altas e isso é prejudicial ao negócio. Vejo isso todos os dias: startups formadas por homens que fizeram faculdade juntos e tem históricos de vida muito parecidos. Isso não necessariamente é um problema mas certamente a chegada de pessoas com diferentes perfis tornará a conversa mais rica. A criatividade na busca por soluções é fator primordial para o sucesso de qualquer startup.

3. O sucesso de um líder

Por fim, o último – e talvez mais valioso – conselho: “O sucesso de um líder deveria ser medido pela sua capacidade de empoderar seus liderados”

> Minha perspectiva: Sempre é sobre pessoas. Um bom empreendedor é aquele que monta times incríveis e, o mais importante, que consegue tirar o máximo de cada um. Até onde seus liderados podem chegar? O que fazer para que atinjam seu máximo potencial? E se esse futuro não for na sua empresa?

Renato Mendes é sócio da Organica, professor de marketing digital do Insper, mentor Scale Up da Endeavor Brasil e autor de “Mude ou Morra. Já empreendeu, ocupou posições de liderança em startups, foi advisor de fundo de venture capital, mentor e investidor dessas estrelas da nova economia... Leia mais em epocanegocios 31/05/2019

31 maio 2019



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