14 janeiro 2016

Statoil compra fatia de 11,9% na Lundin Petroleum

Statoil: o lucro antes de juros e impostos, que exclui os efeitos de estoques, ficou em 48,3 bilhões de coroas norueguesas no último trimestre, ante 45,9 bilhões de coroas um ano antes

A petroleira norueguesa Statoil comprou uma fatia de 11,93 por cento na sueca Lundin Petroleum por 4,6 bilhões de coroas suecas (539,57 milhões de dólares), disse a companhia da Noruega nesta quinta-feira.

A participação, que foi adquirida no mercado de ações, eleva a exposição da Statoil a descobertas chave na costa da Noruega, incluindo o desenvolvimento do grande novo campo de Johan Sverdrup, em que a companhia norueguesa possui 40 por cento e a Lundin 22,6 por cento.

"Nós consideramos essa uma participação de longo prazo. A plataforma continental norueguesa é a espinha dorsal do negócio da Statoil e essa transação indiretamente fortalece nossa participação total na criação de valor nesses importantes e altamente valiosos ativos", disse o presidente da Statoil, Eldar Saetre, em um comunicado.

O preço das ações da Lundin caiu 33 por cento desde junho passado, enquanto a Statoil teve queda de 28 por cento no mesmo período, conforme o preço do petróleo do Mar do Norte continuou a cair fortemente, atingindo uma mínima de 12 anos de pouco menos de 30 dólares o barril na quarta-feira.

"O timing e a atual situação do mercado permitiram que realizássemos essa transação por um preço favorável. Essa é uma operação que cria valor para nós", disse o porta-voz da Statoil Baard Glad Pedersen.

Ele adicionou que a companhia tem capacidade financeira e está apta a quitar a operação ao mesmo tempo em que investe em seus projetos em andamento. Reuters Leia mais em Exame 14/01/2016

14 janeiro 2016



0 comentários: