24 setembro 2014

Shell vende fatia de 20% de bloco no ES para a tailandesa PTTEP

A anglo-holandesa Shell confirmou na última terça-feira a venda de sua participação de 20% no bloco BM-ES-23, na Bacia do Espírito Santo, para a petroleira tailandesa PTTEP. O valor do negócio, que depende ainda da aprovação pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), não foi revelado.

O BM-ES-23 abriga as descobertas que compõem o chamado “Parque dos Doces”, próximo do campo de Golfinho, no Norte do Espírito Santo. Os demais sócios no bloco são a estatal Petrobras (operadora, com 65%) e a japonesa Inpex (15%).

Na última semana, em entrevista exclusiva ao Valor, o vice-presidente executivo de exploração e produção da Shell para as Américas, Mark Shuster, havia afirmado que a empresa não descartava fazer desinvestimentos para bancar os volumosos investimentos previstos no campo de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, no qual a empresa possui 20% de participação.

Outra sócia no campo de Libra, também com 20% de participação, a francesa Total anunciou na segunda-feira um plano global de venda de ativos. O objetivo é captar US$ 10 bilhões entre 2015 e 2017, para quando está previsto o início dos investimentos mais pesados em Libra, arrematado no primeiro leilão de partilha, no ano passado.

Na última semana, a petroleira francesa estimou que o investimento total das companhias no campo de Libra será da ordem de US$ 80 bilhões. Além de Shell e Total, o consórcio é formado pela Petrobras (operadora com 40%) e as chinesas CNPC (10%) e CNOOC (10%).

A aquisição da fatia da Shell no BM-ES-23 é o segundo passo da PTTEP no Brasil. Em abril deste ano, a companhia anunciou a aquisição de 25% em quatro blocos na Bacia de Barreirinhas (BAR-M-215, BAR-M-217, BAR-M-252 e BAR-M-254). A sócia nas áreas é a britânica BG, com os 75% restantes. Fonte: Valor Econômico/Rodrigo Polito e André Ramalho | Leia mais em portosenacios 23/09/2014

24 setembro 2014



0 comentários: