13 maio 2019

Gigante espanhol de frutas El Ciruelo compra a Labrunier-Brasvius maior exportadora de uvas do Brasil

Pouco mais de um mês após a gigante de operação de aeroportos AENA, adquirir a gestão de seis aeroportos no Nordeste responsáveis por 6,5% de todo tráfego de passageiros no Brasil. outro grupo espanhol faz uma grande aquisição em Pernambuco.

A empresa El Ciruelo, com sede em Murcia na Espanha, adquiriu o Grupo JD sediado em Petrolina e maior produtora brasileira de uva de mesa Labrunier e seu braço internacional, a subsidiária Brasvius.

A compra inclui cinco empresas no Brasil e trading na Holanda. Ela está entre os maiores produtores de frutas com mais de 3.000 trabalhadores e 2.400 hectares de propriedade, quase 1.000 dos quais já estão em produção, com a maior área do mundo dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de novas variedades.

A Labrunier é também uma empresa de ponta em termos de sofisticação, que utiliza tecnologias de ponta para o cuidado e supervisão das culturas, com certificados ambientais “Rainforest Alliance”.

Do ponto de vista estratégico e comercial, o El Ciruelo vai incorporar com o movimento o grupo líder em produção e venda de uvas no mercado interno brasileiro que também possui a maior rede de exportação de uvas do país, com a qual atende diretamente ao dia hoje as necessidades de clientes internacionais como Walmart, Wholefoods ou Loblaws na América do Norte, bem como aqueles de alguns dos maiores varejistas europeus.

O El Ciruelo é uma empresa familiar da Espanha, que, assim como a Labrunier no Brasil, atua há mais de 30 anos com produção e exportação de frutas no mercado mundial.

Atualmente, El Ciruelo possui mais de 30 fazendas, totalizando 3.200 ha em produção, sendo 2.000 hectares de uvas de mesa, e 1.200 ha de frutas de mesa sem caroço.

Sua força de trabalho conta com cerca de 5 mil funcionários a cada safra, necessários para manter a elevada produtividade.

O Grupo é um forte player no setor de frutas no mercado mundial e atende as principais redes de supermercados e distribuidores de todo o mundo.

No comunicado de aquisição, os espanhóis dizem que juntos (El Ciruelo, Labrunier e Bravis), devem produzir comercializar mais de 100 mil tons/ano de uvas sem sementes, além de Limão Siciliano, Tangerinas e Manga.

O El Ciruelo está presente em mais de 55 países atendendo mais de 150 clientes no exterior e 170 clientes no Brasil uma melhor eficiência na Europa, principalmente nos países crescentes em consumo de uva sem semente tais como: Espanha, França, Portugal e Itália.

O Grupo JD é de liderado pelo empresário Arnaldo Eijsink que já foi executivo do Grupo Carrefour quando o grupo possuía fazendas de frutas no Vale.

Eijsink adquiriu as propriedades quando o grupo francês decidiu sair da produção direta de frutas no Brasil.

O Grupo El Ciruelo pertence ao empresário Jose Velasco. A negociação foi feira diretamente pelos dos empresários. Velasco informou no comunicado de aquisição que a operação vai continuar sendo uma empresa de gestão e capital 100% familiar.. Leia mais em jc.ne 12/05/2019


13 maio 2019



0 comentários: