02 maio 2019

Gestora Starboard e 3R negociam compra de 9 campos da Petrobras, dizem fontes

(Starboard corrigiu fatia que Apollo tem na companhia para 20 por cento, não 30 por cento, no 5º parágrafo) Um consórcio formado pela empresa de investimentos Starboard Restructuring Partners e pela startup 3R Petroleum está em negociações exclusivas com a Petrobras para a aquisição de nove campos de petróleo em terra no Nordeste, por cerca de 1 bilhão de reais, de acordo com duas fontes familiarizadas ao assunto.

O movimento surge à medida que a estatal busca reduzir agressivamente suas parcelas em campos de petróleo maduros, visando diminuir dívidas e focar no pré-sal.

Na semana passada, a empresa anunciou a venda de um complexo de 34 campos petrolíferos relativamente pequenos, conhecidos como Riacho da Forquilha, por 384 milhões de dólares para a PetroReconcavo, petroleira sediada em Salvador.

O atual presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, tornou prioridade a saída da empresa do segmento onshore, no qual a produção caiu drasticamente nos últimos anos.Petrobras e Starboard, na qual a Apollo Global Management detém 20 por cento, não comentaram o assunto. Ricardo Savini, sócio da 3R, não respondeu a um pedido por comentários.

Uma das fontes disse que a Starboard está em negociações com a Petrobras para adquirir os grupos de Macau e Fazenda Belém, que são compostos por sete e dois campos petrolíferos, respectivamente.

Combinados, esses ativos produzem cerca de 5 mil barris por dia (bpd) de petróleo, de acordo com o documento visto pela Reuters.Um acordo representaria uma segunda chance para a 3R. Em novembro, a Petrobras chegou a anunciar que havia acertado a venda de Riacho da Forquilha para a startup, o que levantou suspeitas de sindicatos e grupos comerciais, preocupados com a falta de estrutura financeira clara do acordo.

Eventualmente, o acordo acabou rescindido, após a 3R não ter conseguido financiamento, e a PetroReconcavo acertou a aquisição dos campos.A Starboard controla 2,5 bilhões de reais, enquanto a Apollo possui mais de 300 bilhões de dólares sob seu controle. Por Gram Slattery e Carolina Mandl (Reuters) - Leia mais em dci 02/05/2019

02 maio 2019



0 comentários: