22 abril 2019

Vestas adquire 25% da empresa alemã de energia sustentável Sowitec

Fabricante passa a ter participação em uma carteira de 60 projetos de energia eólica e solar, totalizando mais de 2.600 MW

A Vestas anunciou nesta quarta-feira (17) a aquisição de uma participação acionária de 25,1% da empresa alemã Sowitec, uma das líderes mundiais em desenvolvimento de energia sustentável e dona de uma carteira de 60 projetos de energia eólica e solar, totalizando mais de 2.600 MW. A aquisição está sujeita à aprovação regulatória e deverá ser finalizada durante o segundo trimestre de 2019, prevendo ainda a opção de compra total da companhia em três anos. A Sowitec deverá reportar uma receita consolidada de cerca de 30 milhões de euros relativa a 2018.

Segundo a fabricante dinamarquesa, a aquisição aprimora a sua capacidade de oferecer soluções completas de energia sustentável, aproveitando a expertise comprovada da empresa alemã em serviços de desenvolvimento. A iniciativa, diz, está alinhada com a estratégia de investir em tecnologia, o que permite o desenvolvimento de soluções de energia sustentável voltadas ao atendimento da demanda atual e futura de seus clientes.

Com a Sowitec em seu portfólio, a expectativa é que a Vestas potencialize parcerias para a elaboração de projetos em mercados específicos e fortaleça a oferta de soluções de usinas fotovoltaicas híbridas – um dos focos de atuação da empresa alemã. Com o aumento da participação sustentável no mix energético global, os projetos híbridos vão se tornar parte essencial para o objetivo da Vestas de desenvolver soluções sustentáveis, com a geração eólica como peça principal.

“Os projetos híbridos estão surgindo como uma solução amigável e econômica que pode armazenar e fornecer energia renovável para a rede quando necessário, e assim aumentar a penetração da energia eólica onshore”, afirma a companhia em comunicado. “Com a aquisição da Sowitec, a Vestas ganha acesso a uma estrutura de desenvolvimento independente que fortalece nosso portfólio e melhora nossas soluções e capacidade em mercados estratégicos na América Latina”, diz Juan Araluce, diretor de vendas da Vestas.

De acordo com Frank Hummel, diretor executivo da Sowitec, o negócio fortalece ainda mais a equidade da empresa e a ajuda a avançar na cadeia de valor. “Estamos orgulhosos de ter a Vestas como parceira estratégica. Juntamente com nosso forte histórico em mercados emergentes e nossa vasta experiência no desenvolvimento de projetos de energia renovável em escala de serviços públicos, esta parceria ajudará a Sowitec a crescer rapidamente e nos dará a chance de lucrar com a experiência e a presença da Vestas em todo o mundo”... Leia mais em canalenergia 17/04/2019

22 abril 2019



0 comentários: