Ao avaliar o negócio, o Cade entendeu em seu parecer que a operação "não acarreta prejuízos ao ambiente concorrencial" e decidiu pela aprovação por rito sumário
A estatal mineira Cemig recebeu autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para sua aquisição de uma fatia de 49 por cento na transmissora de energia Centroeste detida pela elétrica federal Eletrobras.
Segundo despacho do órgão de defesa da concorrência no Diário Oficial da União desta terça-feira, a operação foi aprovada sem restrições.
A Cemig já possuía uma fatia de 51% na Centroeste, que opera ativos de transmissão em Minas Gerais, e com o negócio passará a ser a única sócia da companhia.
A elétrica mineira anunciou a intenção de comprar a parte da Eletrobras no ativo em dezembro passado, pouco após um leilão de desinvestimentos da estatal federal em setembro, no qual a empresa ofereceu ativos de geração e transmissão a investidores.
O lote P do leilão da Eletrobras, formado pela fatia na Centoeste, havia sido vencido originalmente pela Taesa, transmissora na qual a Cemig é sócia junto à colombiana ISA, por 43,17 milhões de reais. Mas, por já ter uma fatia no empreendimento, a Cemig tinha o direito de exercer preferência na aquisição ao oferecer o mesmo valor.
Ao avaliar o negócio, o Cade entendeu em seu parecer que a operação "não acarreta prejuízos ao ambiente concorrencial" e decidiu pela aprovação por rito sumário.
A Cemig tem promovido um plano de desinvestimentos para reduzir dívidas, mas ao anunciar a aquisição em dezembro a comapanhia defendeu o movimento "não contrasta com sua estratégia".
Na ocasião, a companhia destacou que a compra da Centroeste "representa uma oportunidade pontual de investimento no seu core business, em condições vantajosas para o incremento de seu resultado consolidado". Reuters Leia mais em epocanegocios 30/04/2019
30 abril 2019
Cemig tem aval do Cade para compra de ativo de transmissão da Eletrobras
terça-feira, abril 30, 2019
Compra de empresa, Investimentos, Tese Investimento, Transações MA, Venda de Empresa
0 comentários
Postado por
Ruy Moura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário