26 abril 2019

Programa da Samsung anuncia quais startups vai acelerar

Empresa selecionou 12 startups que passarão por mentorias e treinamentos com a equipe da Samsung, além de receber investimento de R$ 200 mil

Em sua quarta edição, o programa de aceleração Creative Startups da Samsung selecionou 12 startups, focadas principalmente em inovações voltadas a áreas como saúde e educação por meio da aplicação de inteligência artificial. As equipes receberão de sete a oito meses de mentoria e treinamento, além de um investimento de R$ 200 mil para o desenvolvimento de seus produtos e plano de negócios.

O objetivo do programa é desenvolver os produtos de cada negócio, por meio de princípios de economia criativa, marketing digital, design de produtos e desenvolvimento de tecnologia. Todas as startups passarão por três meses de mentoria com design thinking e depois os treinamentos serão personalizados de acordo com as demandas de cada negócio.

“Pegamos o know-how que a Samsung tem e aplicamos nos novos negócios para que eles saiam com produtos prontos para o mercado”, conta Paulo Quirino, coordenador nacional do programa na Samsung.

Com o programa, as startups ainda têm a chance de realizar um intercâmbio com a Coreia do Sul. Os escolhidos serão aqueles que se destacarem nos resultados e que tenham potencial de crescimento dentro do mercado sul-coreano. Lá, receberão treinamentos para o contato com investidores asiáticos.

Segundo Mário Laffitte, vice-presidente de assuntos corporativos da Samsung na América Latina, programa é importante pela experiência entre a equipe da própria empresa com startups. “É uma relação de troca. É importante para nós estarmos em contato com um pensamento de inovação, que muitas vezes não acontece com a rapidez necessária dentro da empresa”, conta.

Essa relação com startups faz parte da estratégia que a Samsung tem adotado para acompanhar as mudanças tecnológicas. O diretor de P&D do centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Samsung no Brasil, Fernando Arruda, afirma que a empresa tem trocado experiências com universidades—o que gerou o registro de 130 patentes. Agora, a companhia está de olho em novos empreendimentos. “Nós levamos a eles a nossa expertise, mas muitas das startups com as quais trabalhamos não são de nossa área de atuação, justamente para aprendemos sobre outros negócios”, explica.

Além das 12 startups selecionadas, o Programa Creative Startups também escolheu oito incubadoras e uma aceleradora. Desde 2015, a Samsung já investiu U$ 3,5 milhões no programa, que já acelerou 33 startups e 23 incubadoras. A aceleração é feito em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação (CCEI).

Conheça as 12 startups escolhidas para esta quarta edição:

HOOBOX
A startups desenvolve o "Wheelie 7", software capaz de traduzir expressões faciais, como um beijo ou um sorriso em comandos para controlar uma cadeira de rodas utilizando inteligência artificial e uma câmera.

FOFUUU
A Fofuuu cria atividades digitais para estímulo de fala e linguagem de crianças com distúrbios de linguagem, fala ou comunicação, reunindo conceitos de fonoaudiologia, neurociência e jogos.

SINTE SOFT
A startups desenvolve algoritmos de visão computacional e reconhecimento automático com retorno descritivo audível para auxiliar pessoas em tarefas diárias simples, como identificar e usar objetos em sua casa, cores de roupas, rostos de pessoas, móveis e objetos.

EPISTEMIC
A Epistemic desenvolveu um aplicativo que consiste em um diário de crises epilépticas. Os pacientes podem registrar convulsões, possíveis gatilhos e sintomas que serão sintetizados e analisados em um relatório detalhado.

KEEP SMILING
A solução “Keep Smiling” é baseada em um hardware que, conectado a qualquer escova de dentes, faz parte de um jogo, no qual as crianças podem controlar ativamente enquanto elas escovam seus dentes. O módulo WEB fornece uma conexão direta entre o dentista e o usuário.

OLIVAS
A startup desenvolve jogos para smartphones e tablets baseados em conceitos pedagógicos de materiais didáticos.

ALLTISM
O Alltism oferece uma aplicação para monitoramento de atividades pelos pais e profissionais em contato com crianças autistas; visão qualitativa e quantitativa da evolução; identificação de padrões e correlações no histórico da criança utilizando técnicas de inteligência artificial.

REALVM
O RealVM é um simulador em Realidade Virtual onde o aluno pode imergir em um ambiente hospitalar e manipular um dispositivo de ventilação mecânica conectado a um paciente virtual.

BIRDIE
A Birdie consolida milhões de fontes de informação e recomenda inteligência artificial e processamento de linguagem natural para aprender as características dos produtos a partir de imagens e manuais, revisões de usuários, comentários de blogs, vídeos e redes sociais.

NavegAM
A plataforma NavegAM é um e-commerce para comercialização de passagens das embarcações fluviais da Bacia Amazônica.

TARVOS
A solução é um sistema integrado especificamente aplicado ao monitoramento do bicudo-do-algodoeiro na produção de algodão, que permite monitorar este inseto-praga de forma automatizada.

INDWISE
A Indwise é uma plataforma baseada em Industrial IoT e computação em nuvem, que fornece uma solução de gerenciamento de produtividade para indústrias.  POR ÉRICA CARNEVALLI Leia mais em epocanegocios 16/04/2019



26 abril 2019



0 comentários: