25 abril 2019

Startup que pode medir um novo sinal vital atrai investidores

Um grupo de investidores, capitaneado pelo empresário Horácio Lafer Piva, presidente do conselho da Klabin, fez um aporte de US$ 5 milhões na brain4care, uma startup criada pelo físico-químico brasileiro Sergio Mascarenhas que desenvolveu um dispositivo capaz de medir a pressão intracraniana de forma não invasiva.

Até então, esse procedimento só era realizado com perfurações no crânio. “É a primeira vez que a família faz um investimento fora do negócio de papel e celulose. Somos muito focados na companhia e por isso não desviamos nossa atenção, mas esse é um projeto com um propósito maior: estamos dando acesso a um novo sinal vital que é a pressão intracraniana”, disse Piva.

Atualmente, é possível medir seis sinais vitais: temperatura, pressão, dor, frequências cardíaca e respiratória. Quem acendeu a luz de que a brain4care poderia ser muito mais do que uma fabricante de dispositivos médicos foi a Singularity University, centro de inovação do Vale do Silício, que escolheu a startup como uma das sete empresas mais inovadoras do mundo em 2017.

“Quando soubemos que a Singularity ia nos acelerar, fomos lá entender os motivos da escolha. Eles explicaram que ao possibilitar o monitoramento à pressão intracraniana, de forma não invasiva e constante, poderíamos dar acesso a um novo sinal vital e com isso impactar 1 bilhão de pessoas”, contou Plínio Targa, presidente e sócio da brain4care. “Pirei e vim conversar com o Horácio que também pirou”, brincou Targa.

Segundo Piva, há uma grande demanda de investidores interessados no negócio, mas ele afirma que, no momento, a empresa não abrirá espaço para novos sócios porque a estratégia não é ganhar dinheiro comercializando dispositivos. “Esse seria um caminho fácil, mas fugiria do propósito que é dar acesso a essa tecnologia e optamos por oferecer o serviço”, disse. A brain4care fechou contrato com o Hospital Sírio Libanês e Rede D’Or que pagam uma assinatura mensal de R$ 3,5 mil e prestam serviços de medição de pressão intracraniana para um número ilimitado de pacientes. A meta é encerrar o ano com dez hospitais parceiros e atingir o break even (equilíbrio financeiro). A medição da pressão intracraniana é um dos procedimentos obrigatórios a serem cobertos pelos planos de saúde.

O presidente do conselho de administração da Klabin fez o aporte junto com cerca de outros dez investidores, todos amigos próximos, que criaram um fundo de investimento voltado especificamente para a brain4care. Esse grupo detém uma fatia semelhante aos demais sócios: o empresário Carlos Bremer, o farmacêutico Gustavo Frigieri, o engenheiro Rodrigo Andrade e o físico Mascarenhas — estes três últimos são os fundadores da brain4care. O dispositivo foi criado por Mascarenhas quando ele tinha 77 anos e foi diagnosticado com uma hidrocefalia.

O cientista não se conformava com a ideia de que a cada medição de pressão seria obrigado a fazer uma cirurgia porque até então havia a crença de que o crânio era um membro rígido que não possibilitava medições externas. Mascarenhas conta que para desenvolver o dispositivo se inspirou nos seus alunos de engenharia que colocavam um chip em vigas de concreto para medir as deformações por meio de sinais elétricos. Hoje, aos 90 anos, o cientista continua produzindo, incansavelmente, novas descobertas. Fonte: Valor Econômico Leia mais em panoramafarmaceutico. 25/04/2019

25 abril 2019



0 comentários: