08 novembro 2018

Unidade de serviços online sob demanda do Alibaba é avaliada em US$30 bi, dizem fontes

A recém-formada unidade de serviços online do Alibaba disparou em valor de mercado para cerca de 30 bilhões de dólares após levantar 4 bilhões de dólares, disseram à Reuters pessoas com conhecimento do assunto.

O Alibaba combinou a operação do serviço de entrega de alimentos Ele.me e o negócio de guia de restaurantes online Koubei sob uma única equipe de gerenciamento em outubro e anunciou um plano de captação de recursos para a unidade em agosto.

Mais de 3 bilhões de dólares dos novos recursos vieram do próprio Alibaba e do Vision Fund, do SoftBank, disseram as fontes. O Primavera Capital e a afiliada do Alibaba, Ant Financial, que investiram anteriormente na Koubei, também se juntaram no aporte, disseram as fontes. A Alibaba espera fechar esta rodada de financiamento até o final de novembro, acrescentou uma fonte.

Alibaba, SoftBank e Ant Financial não falaram sobre o assunto, enquanto o Primavera Capital não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O aporte dará à unidade munição em sua intensificada batalha com a rival Meituan Dianping, financiada pela Tencent, pelo domínio do crescente mercado de serviços online da China, em que aplicativos conectam usuários com estabelecimentos físicos para fornecer entrega de alimentos e outros serviços.

A Meituan Dianping, em setembro, captou 4,2 bilhões de dólares na maior oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) com foco na Internet do mundo em quatro anos. No entanto, suas ações caíram 9 por cento desde sua estreia em 20 de setembro, dando-lhe um valor de mercado atual de 44 bilhões de dólares. A Meituan informou em seu relatório semestral que o número de usuários ativos anual nos 12 meses encerrados em 30 de junho cresceu 30 por cento, para 357 milhões, em relação ao mesmo período do ano anterior.

O número de comerciantes ativos cresceu 52 por cento, para 5,1 milhões no mesmo período.Em comparação, a Ele.me atendeu mais de 167 milhões de usuários ativos em 676 cidades da China no ano encerrado em 30 de junho, informou o Alibaba em seu último relatório trimestral. Juntas, a Ele.me e a Koubei registraram 3,5 milhões de estabelecimentos cadastrados no ano fiscal. (Por Kane Wu e Julie Zhu Reuters Leia mais em dci 08/11/2018

08 novembro 2018



0 comentários: