04 abril 2012

Grupos do Chile e do Peru compram fatia de fábrica de explosivos no PR

A IBQ Indústrias Químicas, que pertence ao grupo paranaense CR Almeida e atua na fabricação de explosivos, informou que teve parte de seu controle acionário vendido para as empresas Enaex e EXSA, dos grupos Sigdo Koppers, do Chile, e Brescia, do Peru. As novas sócias pagaram US$ 120 milhões por 67% das ações da empresa.

Em nota, a IBQ diz que a sua marca Britanite detém 45% do mercado brasileiro de explosivos civis e serviços de desmonte de rocha, com faturamento anual de US$ 150 milhões. A sede fica em Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba (PR) e há nove filiais pelo Brasil. Ela exporta para 16 países.

Segundo o presidente da IBQ, Antonio Luiz Cyrino de Sá, a entrada da ENAEX e da EXSA trará vantagens estratégicas. “Estamos unindo empresas localmente muito fortes, com perfis industriais e de mercado complementares.” As duas empresas vêm o Brasil como mercado potencial de negócios na área de mineração e também querem aproveitar as oportunidades que surgirão com os eventos esportivos que vão acontecer no país.

Criada há 90 anos, a Enaex é líder no Chile no mercado em explosivos civis e desmonte de rocha e também a maior produtora de Nitrato de Amônio (principal matéria-prima para explosivos) da América Latina. A peruana EXSA tem 60 anos e também é líder em seu país. A Britanite foi fundada em 1961, fabrica cerca de 300 produtos e conta com 1 mil empregados. Por Marli Lima
Fonte:Valor04/04/2012

04 abril 2012



0 comentários: