27 junho 2019

Siemens tem aval do Cade para comprar 20% de empresa de baterias da Comerc Energia

O acordo entre as empresas ainda prevê que elas poderão ser sócias em projetos específicos

O grupo alemão de engenharia Siemens recebeu aval do órgão brasileiro de defesa da concorrência para comprar uma fatia de 20% da empresa de armazenamento de energia elétrica em baterias MicroPower-Comerc, controlada pela comercializadora de eletricidade Comerc Energia e pela norte-americana MicroPower.

O acordo entre as empresas ainda prevê que elas poderão ser sócias em projetos específicos a serem desenvolvidos pela MicroPower-Comerc, casos em que a Comerc teria 51% de participação e a Siemens 49%, segundo documentos do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).


Em despacho no Diário Oficial da União desta quinta-feira, o Cade deu aval "sem restrições" ao negócio, enquanto em seu parecer o órgão antitruste apontou ainda que a operação "não está sujeita a autorização de quaisquer outros órgãos reguladores no Brasil e no exterior."

A aquisição está alinhada ao interesse da Siemens de "investir em mercados criativos e inovadores para soluções e tecnologias focadas em recursos energéticos limpos e renováveis", disse o Cade, enquanto para a MicroPower-Comerc o negócio "proporcionará investimentos e sinergias".

As atividades da MicroPower-Comerc envolvem arrendamento e locação de sistemas para armazenamento de energia elétrica em baterias a serem instalados nas unidades de clientes comerciais e industriais e plantas de geração de energia.

A empresa também atua com arrendamento e locação de projetos de energia solar distribuída, além de prestar serviços de operação e manutenção e até importação e financiamento dos equipamentos de armazenamento e geração solar.

O grupo controlador da Comerc Energia, que atua na comercialização de eletricidade, faturou mais de 750 milhões no Brasil em 2018, segundo dados do Cade em seu parecer... Leia mais em epocanegocios 27/06/2019

27 junho 2019



0 comentários: