03 setembro 2015

Syngenta anuncia venda do segmento de sementes para hortifrútis

A gigante suíça de agroquímicos Syngenta anunciou nesta quinta-feira, 3, que vai vender seu segmento global de sementes para hortifrútis, em um movimento que parece querer acalmar os investidores que ficaram descontentes com a rejeição da proposta de aquisição pela Monsanto.

A empresa também vai começar um programa de recompra de ações de mais de US$ 2 bilhões. A Syngenta tem três segmentos de sementes, divididos entre milho e soja, culturas diversas (que inclui girassol, beterraba e arroz) e hortifrútis (que inclui pimenta, melão, tomate, ervilha).

Na semana passada, a Monsanto retirou sua oferta de cerca de US$ 46 bilhões pela Syngenta, após a companhia suíça ter resistido por meses às investidas da concorrente. A Syngenta, por sua vez, afirmara que o preço proposto era muito baixo e que a aquisição provavelmente enfrentaria dura resistência dos órgãos reguladores.

Em comunicado divulgado hoje, a companhia suíça afirma que pretende "acelerar a criação de valores aos acionistas", com a venda de sua divisão global de sementes para hortifrútis, que "deve atrair interesse de terceiros". Além da venda do segmento de sementes, a Syngenta também informou um programa de recompra de ações de mais de US$ 2 bilhões, que deve ter início nas próximas semanas.

O diretor financeiro (CFO) da empresa, John Ramsay, disse ao Wall Street Journal esperar que a decisão de vender a divisão de sementes agrade investidores. "Espero que o processo dê confiança aos acionistas no valor intrínseco da companhia, para apoiar nossa clara visão que levou à rejeição da proposta da Monsanto", disse ele.

Segundo Ramsay, a decisão não foi tomada diretamente em resposta à proposta da Monsanto. O diretor financeiro, no entanto, não falou sobre expectativas de preço para a venda da divisão de sementes, mas disse esperar que a oferta atraia interesse de outras empresas do setor do agronegócio e de fundos de investimento. A expectativa da Syngenta é de que a unidade seja vendida nos próximos 12 meses.

O segmento de sementes é um dos mais lucrativos da Syngenta e registrou receita de US$ 663 milhões em 2014. No entanto, o valor representa apenas 4% da receita total da empresa, de US$ 15,13 bilhões. Fonte: Dow Jones Newswires Por Daniela Frabasile | Estadão Leia mais em Yahoo 03/02/2015

03 setembro 2015



0 comentários: