A Porto Seguro está lançando uma aceleradora de start-ups, que vai investir US$ 150 mil (quase R$ 600 mil) em cada empresa iniciante de base tecnológica. As inscrições para o programa começam nesta terça (22) e vão até o dia 25 de outubro. Batizada de Oxigênio, a iniciativa é desenvolvida em parceria com as aceleradoras Liga Ventures e Plug and Play, do Vale do Silício.
As start-ups selecionadas vão se instalar no espaço próprio da Oxigênio, um galpão de 1.200 m² na região central de São Paulo, com infraestrutura e suporte de tecnologia oferecidos pela Porto Seguro. A previsão de inauguração é em novembro.
Serão cinco empresas aceleradas por ciclo, que têm duração de seis meses –metade será no Brasil e metade na Plug And Play, onde os empreendedores terão contato com start-ups e investidores de todo o mundo.
O processo de aceleração inclui mentoria de executivos da Porto Seguro e do mercado, o aporte direto de US$ 50 mil (aproximadamente R$ 200 mil) em cada start-up e outros US$ 100 mil (cerca de R$ 400 mil) em benefícios indiretos, como infraestrutura e suporte. Em troca, a Porto Seguro fica com 10% de participação em cada start-up.
"O local contará com auditório, salas de reunião e um laboratório com as mais recentes tecnologias para ajudar os empreendedores no desenvolvimento dos seus projetos. A ideia é que seja um espaço aberto, com eventos quinzenais para os interessados no tema", diz Ítalo Flammia, diretor da Oxigênio e da área de tecnologia da informação da Porto Seguro.
Seleção vai avaliar protótipo e pitch
Divulgação
Simulação de como será o espaço interno da aceleradora, que fica pronta em novembro
Empresas de todo o país podem participar e é necessário ter ao menos um protótipo da solução que pretende oferecer. O processo de seleção levará três meses e inclui avaliação dos protótipos, entrevistas por Skype e pitch (discurso de apresentação do negócio). O resultado será anunciado no início de dezembro, e a aceleração começa em janeiro de 2016.
Flammia diz que o objetivo da Porto Seguro com o projeto é promover o empreendedorismo e se aproximar das inovações das start-ups.
"A Porto Seguro é uma grande empresa, com processos já estabelecidos e prontos para repetição, o que dificulta a inovação. Essa aproximação com o universo das start-ups vai nos dar condições de oferecer soluções inovadoras em primeira mão para nossos clientes, mas que estarão disponíveis no mercado depois. Não vamos monopolizar as ideias", afirma.
Ele diz que a seleção vai priorizar start-ups que atuem em segmentos complementares aos negócios da Porto Seguro, principalmente aquelas que melhorem o relacionamento com o cliente. Larissa Coldibeli Colaboração para o UOL, em São Paulo Leia mais em Bol.Uol 22/09/2015
22 setembro 2015
Empresa de seguros lança aceleradora de start-ups em SP e dará US$ 150 mil
terça-feira, setembro 22, 2015
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Ruy Moura
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