28 janeiro 2015

Trafigura compra Minerinvest e negocia mina da MMX

A Trafigura finaliza a aquisição da Minerinvest Mineração, produtora de minério de ferro de Minas gerais, apurou o Valor. A trading, que junto com a Mubadala comprou o Porto Sudeste, no litoral do Rio, decidiu ir às compras para completar a carga necessária para viabilizar o seu porto, um dos empreendimentos que o empresário Eike Batista teve de se desfazer.

A Trafigura aproveita o momento atual do setor de mineração, em que os preços do minério de ferro estão em queda muito acentuada – ontem fechou próximo dos US$ 60 a tonelada -, para fazer aquisições, pagando preços baixos pelos ativos. Não há informações sobre os valores da operação.

Após a Minerinvest, o próximo negócio a ser fechado pela Trafigura deverá ser a compra de uma mina de ferro da MMX Sudeste, que está em recuperação judicial. Ao ficar o ativo com a empresa nesse processo, a companhia vai se livrar de quaisquer questões com os credores.

O consórcio dono do Porto Sudeste é formado pela Impala, subsidiária da Trafigura, e Mubadala, empresa de investimentos e desenvolvimento de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Juntas, as sócias têm 65% do empreendimento. O restante ainda é da MMX.

Os novos donos precisam de minério para encher a carga no porto, pois do contrário não conseguirão se financiar. Quando atingir plena capacidade, que era prevista para 2016, terá capacidade de movimentar 50 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano. Mas poderá ir a 70 milhões com investimento adicional, ainda em análise pelos novos sócios.

O porto já tem um contrato com a Usiminas Mineração, o qual previa começar com embarque de 3 milhões de toneladas em 2012, atingindo até 12 milhões de toneladas em 2016. Mas a Usiminas também pôs o pé no freio dos seus investimentos, de chegar a 29 milhões de toneladas. Com a crise, deverá mesmo ficar nas 12 milhões de toneladas de hoje.

A Trafigura, segundo apurou o Valor, está em negociação para a compra de mais ativos em regiões próximas ao Porto Sudeste.

Em 2011, antes da difícil crise financeira do Grupo EBX, a MMX havia fechado acordo com a Minerinvest de compra e operações de minério no Porto Sudeste. A negociação previa até 5 milhões de toneladas ao ano, durante dez anos, desde o início de operação do porto, inicialmente fixado para 2012.

Procurada pelo Valor, a Trafigura não concedeu entrevista. Fonte: Valor Econômico Leia mais em brazilmodal 27/01/2015

28 janeiro 2015



0 comentários: