O governo federal incluiu 57 ativos para venda ou licitação que ficarão sob coordenação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
A lista dos novos ativos no programa será divulgada nesta quarta-feira e inclui rodovias, aeroportos, excedentes da cessão onerosa e ações da resseguradora IRB e debêntures da Vale detidas pela União, segundo documento visto pela Reuters.
O tema será alvo de reunião no final da tarde, no Palácio do Planalto, do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos, antes da lista de ativos ser divulgada ao público.
No caso do IRB, a resseguradora já teve vendida em março uma fatia que a Caixa Econômica Federal detinha na empresa, num valor equivalente a 2,4 bilhões de reais. Por meio do Ministério da Economia, a União tem 11,7 por cento do capital, o que equivale a cerca de 1,5 bilhão de reais.
E a BB Seguros, do Banco do Brasil, tem 15,23 por cento do IRB, ou cerca de 2 bilhões de reais, considerando a cotação de fechamento do papel na B3 na terça-feira.
No setor de infraestrutura logística, devem entrar na lista do PPI dois terminais no portos de Santos, incluindo o de Libra, e o porto de São Sebastião, ambos em São Paulo, além de quatro terminais de Itaqui (MA).
Em rodovias, serão elencados 7,2 mil quilômetros de estradas, incluindo os trechos das BRs 381-262 (MG/ES), 163 (PA).
A sexta rodada de licitação de aeroportos, com 22 terminais aeroviários regionais, é outro lote cujo processo de licitação passará a ser coordenado pelo PPI. Também fará parte do programa o projeto de transposição do rio São Francisco.
No setor de petróleo, o escopo de privatizações e licitações será reforçado com a 6ª rodada do regime de partilha do pré-sal, a 16ª rodada do regime de concessão e de volumes excedentes.
Em energia elétrica, o programa adiciona um leilão de linhas de linhas de transmissão, além da usina nuclear da Angra 3, que está em construção há décadas.
A relicitação do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), pode também entrar no pacto do PPI, dependendo do andamento do processo, que está sendo tocado pelo Ministério da Infraestrutura, segundo o documento.
Em março, o governo federal licitou 12 aeroportos, recebendo um valor de outorga de 2,377 bilhões de reais. Depois, promoveu leilão de concessão da Ferrovia Norte-Sul, que atingiu lance de 2,7 bilhões de reais.
Além disso, quatro áreas portuárias foram licitadas por 219,5 milhões de reais.Um dos próximos ativos a serem vendidos é a Lotex, braço de loterias instantâneas da Caixa Econômica Federal. A licitação do negócio, que já foi adiada várias vezes, está prevista para acontecer em 28 de maio. (Reuters) - Leia mais em dci 08/05/2019
08 maio 2019
Governo inclui 57 ativos em lista para venda, incluindo ações do IRB e debêntures da Vale
quarta-feira, maio 08, 2019
Compra de empresa, Desinvestimento, Investimentos, Oportunidades, Private Equity, Tese Investimento, Transações MA, Venda de Empresa
0 comentários
Postado por
Ruy Moura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário