Companhia americana comprou participação minoritária na empresa aérea brasileira
A Gol anunciou, nesta quarta-feira, a venda de participação minoritária à americana Delta Air Lines por 100 milhões de dólares. A companhia americana irá investir o montante em troca de ADSs (american depositary shares) lastreados em ações preferenciais da Gol.
De acordo com comunicado divulgado ao mercado pela Gol, o aumento de capital será de aproximadamente 280 milhões de reais, incluindo o direito de subscrição dos demais acionistas da companhia.
Durante 12 meses, a Delta concordou em não alienar os ADSs adquiridos e não comprar, sem o consentimento Gol, mais ações da empresa. A companhia brasileira aceitou em eleger um representante da Delta para o conselho de administração.
O conselho de administração da Gol se reunirá dia 21 dezembro para discutir sobre o referido aumento de capital.
Sinergias
Com o aporte, as duas companhias firmaram acordo comercial de longo prazo, que vai favorecer o incremento de compartilhamento de voos entre as empresas.
A Delta colocará seu código em mais voos Gol no Brasil, Caribe e América do Sul, já a Gol colocará seu código em serviços Delta entre Brasil e Estados Unidos, e a partir do país americano para outros destinos, ampliando opções de voos para clientes de ambas as companhias.
Segundo a Gol, a operação, no entanto, não prevê a adesão da companhia a uma aliança global e está alinhada com o objetivo da empresa de buscar parcerias estratégicas de longo prazo e fortalecer sua estrutura de capital, com foco na geração de valor para seus acionistas.
A Delta atende mais de 160 milhões de clientes por ano com uma frota de mais de 700 aeronaves e possui rede global ampla de cerca de 350 destinos em quase 70 países.
A empresa americana é a maior companhia do mundo em termos de passageiros-quilometro transportados e com mais rotas internacionais entre as companhias dos Estados Unidos.
Fonte:exame07/12/2011
07 dezembro 2011
Delta compra fatia da Gol por US$ 100 milhões
quarta-feira, dezembro 07, 2011
Infraestrutura, Investimentos, Sinergia, Tese Investimento, Transações MA
0 comentários
Postado por
Ruy Moura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário