13 agosto 2019

Cena global reduz, mas não mata otimismo com Brasil, segundo Bank of America Merrill Lynch

Guerra comercial eleva cautela dos gestores, que reduzem projeção para Ibovespa, mas visão é de que ações terão bom desempenho no ano.

O cenário global, marcado pelo aumento das tensões comerciais e cambiais entre Estados Unidos e China, está no foco dos gestores regionais, que reduziram o otimismo com relação ao mercado brasileiro, segundo a última edição da pesquisa feita pelo Bank of America Merrill Lynch.

Para 46% dos entrevistados, o principal risco para a América Latina é a guerra comercial, maior leitura desde o início da pesquisa. O segundo maior risco de cauda é a China e commodities (27%).

Essa preocupação bateu nas avaliações sobre o Ibovespa. Agora em agosto, 59% dos gestores acreditam que o índice fecha o ano acima dos 110 mil pontos, contra 87% na sondagem anterior. E apenas 29% dos gestores pretendem elevar sua exposição ao mercado de ações, menor leitura desde agosto de 2018.

Ainda assim, o banco avalia que os gestores mantêm uma avaliação positiva com relação ao Brasil, pois a maioria acredita na retomada do grau de investimento, e 71% afirmam que o mercado de ações terá desempenho melhor que os pares (outperform) ao longo dos próximos seis meses.

Selic e dólar

Após a redução da Selic pelo Banco Central no fim julho, subiu de 23% para 44% o número de gestores que trabalham com juro abaixo de 5,5% no fim de 2019.

Para a taxa de câmbio, no entanto, a avaliação ficou um pouco menos positiva, pois caiu de 84% para 66% as previsões de dólar abaixo de R$ 3,80.

O que falta?

Assumindo a aprovação da reforma da Previdência, que agora tramita no Senado, os gestores são perguntados sobre o que falta para que eles adotem uma visão mais positiva sobre o país.

E o que falta é crescimento econômico mais forte para 56% deles, contra 37% em julho. Outros 29% querem ver progresso em outras reformas (contra 40% anteriormente). Só a reforma não basta, mas isso não é mais novidade. Aliás, todos acreditam na aprovação final com economia na casa dos R$ 900 bilhões. Previdência seria um assunto superado.... Leia mais em seudinheiro13/08/2019

13 agosto 2019



0 comentários: