14 junho 2019

Fintechs: Veja tipos e benefícios de cada um à economia

As fintechs, empresas focadas no desenvolvimento de projetos inovadores, estão mudando a dinâmica do mercado ao passo que vão lançando novas tecnologias. Ainda assim, pouco se sabe a respeito desse segmento empresarial. Foi pensando nisso que o Ministério da Economia divulgou nesta quinta-feira (13) um estudo inédito sobre a participação das fintechs e o uso do sandbox – modelo no qual autoridades financeiras dão limites e períodos previamente estabelecidos – no Brasil.

Dentre os destaques da pesquisa, a pasta listou os tipos de fintech existentes e que benefícios essas empresas geram sob a ótica econômica. Confira a seguir as opções do mercado:

Pagamentos (mobile money)

Os serviços oferecidos pelas fintechs deste segmento se baseiam na possibilidade de armazenamento e transferência de fundos via celular, o que já serviu de ajuda na criação de negócios e atividades de varejo para diminuir o número de casos de fraudes e corrupção quando utilizados para pagamento de benefícios sociais.

Nos últimos tempos, tiveram impacto na inclusão financeira em países onde a participação do usuário em sistemas bancários é baixa.

DLT e Tokens digitais

A Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) auxilia na infraestrutura e nos processos da área financeira e vê potencial de melhoria em seis aspectos: simplificação operacional; eficiência regulatória; redução de risco de contraparte; redução do tempo de compensação e liquidação; ganhos de liquidez e capital; e minimização de fraudes.

Com ela, também é possível realizar captações públicas de recurso por meio da emissão de tokens digitais ou “moedas” para desenvolver produtos ou serviços normalmente relacionados a blockchains.

Remessas internacionais

Pensando em reduzir os custos das transferências de fundos internacionais, que são muito altos, empresas desenvolveram saídas para as remessas. A DLT é um exemplo disso. Ela poderia oferecer um arranjo que pudesse substituir o papel de intermediários e realizar a transferência total em duas etapas: mensagem, em que as informações são passadas entre agentes nas duas portas da transferência, e liquidação, na qual fundos podem ser movimentados.

Hipoteca/Alienação Fiduciária

As fintechs do campo hipotecário oferecem serviços com processo de solicitação e aprovação online. Essas empresas processam informações em tempo reduzido e, assim, evitam aumentar o risco do empréstimo. Dessa maneira, o mercado pode agir mais rapidamente contra choques de demanda.

Gerenciamento de Finanças Pessoais

Neste segmento, existem ferramentas que auxiliam no gerenciamento de finanças usando gestão de fluxos de caixa e otimização da estrutura de gastos. Outros serviços que contam no portfólio são as soluções de contabilidade para empresas.

Empréstimos entre Pares (P2P lending)

O intermédio por parte de bancos é substituído por uma operação direta entre tomadores de empréstimo e credores.

Por meio de algoritmos e bases de dados não tradicionais, as fintechs conseguem avaliar o crédito de forma mais rápida e barata. Porém, empréstimos tomados entre pares são mais arriscados. Estudiosos do tema encontraram problemas de alta inadimplência para devedores classificados de “maior risco”.

Seguros As Insurtechs (Fintechs de seguros)

Contam com diversos modelos de negócios capazes de gerar benefícios. Existem, por exemplo, empresas de seguro entre pessoas (peer-to-peer), que pode reduzir o risco moral e o comportamento fraudulento, e sob demanda, que permite o usuário ativar ou desativar a cobertura quando for mais conveniente a ele.

As fintechs usam técnicas de análises de dados que conseguem identificar consumidores potenciais, reduzir custos de indenizações, detectar comportamentos fraudulentos e avaliar a situação de risco da empresa.

Crowdfunding

O método visa financiar novos empreendimentos por meio de vários indivíduos para projetos com fins lucrativos, culturais ou sociais. Pode ser utilizado como uma alternativa de financiamento para pequenas empresas sem precisar recorrer a um investidor anjo, bancos ou fundos de capital de riscos.

Sistemas Automatizados para Consultoria de Valores Mobiliários

São sistemas que fornecem conselhos e serviços de gestão voltados ao mercado financeiro sem a intervenção de uma pessoa, de algoritmos e modelos de alocação de ativos. Estudos revelaram que os benefícios ainda são limitados, mas estima-se que esta área ainda tem potencial para impactar de maneira positiva os pequenos investidores que não conseguem acesso fácil a consultores financeiros. Diana Cheng - Leia mais em moneytimes 13/06/2019 



14 junho 2019



0 comentários: