21 junho 2018

A Amazon quer se tornar um banco (e revolucionar o mercado financeiro)

A Amazon está atacando serviços financeiros de pagamentos, empréstimos e seguros – mas não está construindo um banco tradicional

Com o crescente o “burburinho” de que a Amazon está entrando de cabeça no setor bancário, é importante entender a estratégia atual da Amazon em serviços financeiros – o que a Amazon lançou e construiu, onde a empresa está investindo e o que os produtos recentes nos dizem sobre ambições da gigante nesse setor.

É difícil afirmar se a Amazon está ou não construindo o banco da próxima geração. Mas fica muito claro que a empresa continua muito focada na criação de produtos de serviços financeiros que suportem seu objetivo estratégico principal: aumentar a participação de mercado no ecossistema.

A empresa já construiu e lançou ferramentas que visam:

1. Aumentar o número de comerciantes e permitir que eles vendam mais

2. Aumentar o número de clientes na Amazon e permitir que eles gastem mais

3. Reduzir qualquer atrito no processo de compra e venda

Em paralelo, a Amazon já fez vários investimentos em fintechs, principalmente focados em mercados emergentes.

Em conjunto, essas decisões de investimento e desenvolvimento de produtos revelam que a Amazon não está construindo um banco tradicional que serve a todos. Em vez disso, a Amazon tomou os principais componentes de uma experiência bancária moderna e ajustou-os para atender ao perfil de seus clientes (já são mais de 300 milhões de clientes ativos e mais de 100 milhões de assinantes prime).

A Amazon quer dominar o mundo, desde o varejo até carros autônomos e exploração espacial, e para isso está construindo um banco próprio – e isso pode ser um desenvolvimento ainda mais atrativo do que simplesmente ser um banco para todos. Abaixo, algumas das iniciativas da Amazon que fornecem serviços similares aos bancários. Felipe Giannetti Leia mais em starse 21/06/2018

21 junho 2018



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