16 março 2018

Venda da Unigranrio esbarra em conflito entre irmãos

A venda da Unigranrio, que recebeu proposta de aquisição da Ser Educacional, esbarra em um conflito familiar. A instituição de ensino carioca pertence a sete irmãos da família Herdy com participações idênticas. No entanto, os acionistas têm opiniões distintas em relação ao destino da universidade, segundo o Valor apurou.

O CEO e reitor da Unigranrio, Arody Cordeiro Herdy, não quer vender 100% do negócio. Seu objetivo é encontrar um investidor para financiar a expansão do grupo e em troca abriria mão de uma fatia minoritária. "Represento um sétimo das ações. A proposta [da Ser Educacional] não é vinculante e está sendo analisada por todos. Mas a preferência é por um investidor minoritário que possa nos ajudar na expansão", disse o executivo, Segundo fontes, dois de seus irmãos têm interesse em vender 100% da Unigranrio à Ser Educacional e os demais ainda analisam se a melhor opção é se desfazer apenas de uma fatia ou a totalidade. Além da Ser, há outros interessados no ativo, mas que ainda não fizeram uma proposta. O interesse deles é ficar com mais de 50% da Unigranrio.

Ainda de acordo com fontes, o Credit Suisse foi contratado como assessor financeiro da operação pelos irmãos interessados em vender toda a Unigranrio. O CEO, que tem forte influência na universidade e está há quase 30 anos como reitor, corre em paralelo para encontrar um investidor interessado em fatia minoritária. Além disso, Arody Herdy questiona a contratação do banco que, no ano passado, trabalhou com a Ser Educacional em um aumento de capital e na proposta de fusão com a Estácio.

"Vamos analisar para ver se o banco continua e conversar para que não haja conflito de interesse", disse o CEO da Unigranrio. A Ser está usando sua equipe interna de fusões e aquisições na proposta da Unigranrio - mesmo modelo adotado quando fechou a compra da Universidade de Guarulhos (UnG) e Universidade da Amazônia (Unama), segundo fontes.

A Unigranrio tem cerca de 27 mil alunos de cursos presenciais e a distância em 10 campi, e cerca de 50 polos. O projeto de expansão prevê aumento para 50 mil estudantes em dez anos. Os principais atrativos da Unigranrio são os cursos na área da saúde, como medicina. Segundo consultores do setor, a Unigranrio é avaliada em cerca de R$ 500 milhões.

Procurado pelo Valor, Arody informou que "a família nunca esteve tão coesa. Aliás, se chegamos até aqui sem dúvida aconteceu a união da família em torno do projeto educacional fundado pelo nosso pai".- Valor Econômico Leia mais em portal.newsnet 16/03/2018

16 março 2018



0 comentários: