15 outubro 2017

Inspiradas em start-ups, empresas apostam em economia compartilhada

"Para se ter mobilidade, você pode não precisar ter um carro. Lançamos o nosso tendo como alvo esse público que está mais interessado no uso do que na posse do bem."

A frase, que soaria lugar-comum se dita por um fundador de start-up, ganha novos contornos quando na voz de um executivo da septuagenária Porto Seguro, no caso Marcelo Rosal, gerente do serviço da empresa Carro Fácil.

O serviço, que a companhia lançou no final de 2016, permite a consumidores alugar carros novos por um ano.

A onda da economia compartilhada, que prega a criação de negócios baseados no acesso ao que se quer, em vez da posse, deixou de ser coisa só de start-ups e vem se espalhando por grandes empresas.

Encabeçada por empresas como Uber, Airbnb e Netflix, ela também é explorada por companhias como Suvinil, Ambev, Saint-Gobain e GM.

PODER DA MARCA

Ter uma marca conhecida pode ser um atrativo para prestadores de serviço e clientes para essas iniciativas.

O pintor Arnaldo Pereira, 62, diz ter conhecido e testado sites e aplicativos em que poderia listar seus serviços, mas ficou apenas no Vitrine Suvinil, da fabricante de tintas, que indica profissionais autônomos que passaram por capacitações da empresa.

"Para o pintor, não adianta colocar anúncios em jornais, na internet. O cliente precisa ter confiança no trabalho dele. Tendo respaldo da empresa, o cliente fica mais confiante."

Pereira conta ter recebido em seis meses cerca de 15 pedidos de orçamento a partir do site. Dois deram origem a contratações -alguns ainda estão em negociação.

Juliana Hosken, diretora de marketing da Suvinil, diz que a plataforma conta com 900 pintores e cresce 18% ao mês.

Segundo ela, a empresa não cobra pelo uso da plataforma, mas não descarta possibilidade de isso ser revisto conforme o projeto cresça.

Já na Ambev, a partir do serviço Zé Delivery, o objetivo é entregar cervejas em uma hora aproveitando rede de bares parceiros.

O cliente entra no site, digita seu CEP e vê a lista de produtos disponíveis e seu preço. Ao escolher, o sistema da empresa, lançado há um ano, define qual bar fará a entrega, dependendo de sua proximidade em relação ao cliente e notas em entregas anteriores, ao estilo Uber.

O serviço foi inspirado em conversas de executivos da empresa com Tallis Gomes, cofundador da start-up Easy Taxi (hoje dono de serviço para contratar profissionais de estética), conta Leonardo Longo, gerente de comércio eletrônico da Ambev.

Ele está disponível em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza e Belo Horizonte. A empresa não informa o número de bares cadastrados nem como é a divisão de receitas das vendas acordadas com eles.

SEM CARRO

Serviços como esses atraem pessoas como a gerente de projetos Paola Ramos dos Santos, 34. Ela e o marido já foram donos de dois carros. Agora, ficam apenas com um, alugado há dois meses, e o restante dos trajetos é feito com auxílio de aplicativos.

Ela diz ter visto vantagem financeira na opção do serviço da Porto Seguro. Isso porque vendeu o carro antigo, deu entrada em um apartamento e não precisou financiar um novo veículo. A mensalidade do carro, um Onix, é de cerca de R$ 1.300.

"Aderimos fácil a tudo isso que é novidade. Com o aluguel, não perco com depreciação e juros e tenho carro zero da mesma forma."

LÁ FORA

No exterior, o interesse pelo novo levou a multinacional do mercado de móveis Ikea (leia mais na pág. A20) a comprar em setembro a start-up americana TaskRabbit.

A empresa adquirida tem plataforma em que qualquer pessoa pode oferecer serviços variados, com destaque para os de reparo doméstico -que devem ser oferecidos como complemento da venda dos produtos da Ikea (conhecida pelo sistema "monte vocês mesmo").

GIGANTE START-UP
Grandes empresas apostam em compartilhamento

Carros alugados
A seguradora Porto Seguro e as principais locadoras do mercado, incluindo Movida, Unidas e Localiza, lançaram recentemente serviços de locação por períodos mensais ou anuais

Montadora
A GM mantém em suas 6 fábricas no Brasil 20 carros que podem ser alugados por dia ou por hora por seus funcionários em projeto-piloto

Reformas
No portal Experiências, a Saint-Gobain tem área em que clientes podem encontrar profissionais de reformas próximos ao endereço desejado

Gás
No aplicativo Ultragaz connect, clientes podem pedir troca do gás, que será entregue pelo revendedor mais próximo. Publicado em 15/10/2017 por Folha de S. Paulo Online Leia mais em gsnoticias 15/10/2017


15 outubro 2017



0 comentários: