16 dezembro 2015

Perspectiva da Fitch para empresas brasileiras é de “pesadelo” em 2016

A perspectiva da agência de risco Fitch Ratings para as empresas brasileiras é de “pesadelo” em 2016, com forte aumento dos rebaixamentos de notas de crédito. A estimativa é que para cada elevação de nota de crédito, ocorram dez rebaixamentos, diz a agência em relatório. A análise é baseada na queda da demanda e o aumento do desemprego, da inflação e da taxa de juros. As empresas brasileiras ainda devem sofrer com a instabilidade política. “A Fitch Ratings não prevê melhora substancial em 2016″, diz o relatório. Antes um ponto forte dos emissores brasileiros, a liquidez está se deteriorando, o que deverá aumentar os riscos de refinanciamento, avalia a agência.

A quantidade de rebaixamentos no Brasil até 9 de dezembro de 2015 era de de 3,6 para 1, ante 2,5 para 1 em 2014 e 0,4 para 1 no período 2004-2013. Em 2016, a projeção é que chegue em 10 para 1. As principais razões para os rebaixamentos são a alta alavancagem, riscos de refinanciamento e, em menor grau, rebaixamentos do soberano. Além disso, a redução do CFFO e da liquidez associada aos mercados de crédito fechados devem aumentar os riscos de refinanciamento.

A Fitch havia atribuído Perspectiva Negativa a cerca de 50% de sua carteira de empresas, enquanto 6% estavam em Perspectiva Positiva. No ao passado, as perspectivas negativas eram de 30%.

As empresas que merecem atenção são Brookfield Incorporações S.A., Companhia Siderúrgica Nacional, Jalles Machado S.A., Marfrig Global Foods S.A., Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. e Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A que estão classificadas com ‘B+’ ou menos.

Lava Jato
O relatório também cita o fato da Operação Lava Jato ter impactado as emissões internacionais, que praticamente foram eliminadas. Já no mercado nacional, “as emissões estão caras e bastante seletivas a companhias de alta qualidade creditícia”. Para a Fitch, os emissores podem ficar sem alternativas e depender fortemente da capacidade e da disposição do sistema bancário local em prover montante significativo de crédito. Por Paloma Rodrigues | Arena do Pavini – Leia mais em yaoo 16/12/2015

16 dezembro 2015



0 comentários: