03 outubro 2012

Fibria anuncia joint venture no setor de combustíveis

Produto desenvolvido pela empresa americana Ensyn pode ser utilizado como um substituto ao petróleo Companhia brasileira adquiriu participação no capital da americana Ensyn, responsável pelo desenvolvimento de tecnologia que transforma biomassa em combustíveis.

 A Fibria Celulose assinou aliança estratégica com a Ensyn Corporation, que prevê a compra de participação de 6% no capital da empresa americana pelo valor de US$ 20 milhões, e concede à companhia brasileira um assento no conselho de administração.

 O acordo também estabelece uma joint venture com participação igualitária, para futuro investimento em produção de combustíveis líquidos e químicos a partir de biomassa no Brasil.

 Além disso, a Fibria também tem a opção de investir futuramente um valor adicional de US$ 10 milhões no capital da Ensyn, o que elevaria sua participação para cerca de 9%.

 A Ensyn desenvolveu e é proprietária da tecnologia que converte madeira e outras biomassas não advindas de alimentos em combustíveis líquidos renováveis e químicos, que é conhecida como Rapid Thermal ProcessingTM (RTP).

 O combustível líquido renovável Renewable Fuel Oil (RFO) é o principal produto decorrente da tecnologia da Ensyn, e é um substituto do petróleo, podendo ser utilizado para aquecimento industrial, conversão para combustíveis de transporte, e geração de energia em motores a diesel.

 A Ensyn acumula uma produção de aproximadamente 30 milhões de galões de RFO, e está em fase de execução de seu plano de expansão de capacidade da RTP na América do Norte e também em outras regiões do globo.

 "A Fibria acredita que suas competências, juntamente com a plataforma tecnológica da Ensyn, podem criar um negócio relevante de biocombustíveis no futuro", diz o comunicado da companhia enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

 A previsão é que os trâmites burocráticos sejam concluídos até o final deste mês.
Fonte: Brasil Econômico 03/10/2012

03 outubro 2012



0 comentários: