13 abril 2012

Naspers compra 27,7% da VTEX

O conglomerado sul-africano Naspers, dona do Buscapé e outras pontocom no Brasil, comprou 27,7% da VTEX, empresa de plataforma de e-commerce. Formalizada na semana passada, a negociação transcorria desde o segundo semestre de 2011. O valor do aporte não foi revelado.

A capitalização servirá para a VTEX “ser mais agressiva na internacionalização, na consolidação do mercado e na evolução do produto”, diz o cofundador Mariano Gomide (a direita na foto acima). Está nos planos da empresa escritórios na Argentina, na Colômbia e no Chile neste ano. Em 2013, a operação chega à Espanha.

O dinheiro também servirá para desenvolver a plataforma de comércio eletrônico “nas nuvens”, com atualizações automáticas e melhorias compradas diretas dos desenvolvedores. A estimativa da VTEX é dobrar seu número de clientes em 2012 (hoje são 141). Com isto, a receita deverá ultrapassar R$ 100 milhões até 2015 – em 2011, foram R$ 14 milhões.

A concorrência no mercado de plataformas de comércio eletrônico vem esquentando nos últimos dois anos. Um dos players mais tradicionais do setor, a ATG foi comprada pela Oracle e chegou ao país em 2010, quando reformou a plataforma da Netshoes. No ano seguinte, foi a vez da japonesa Rakuten comprar a Ikeda e também iniciar sua operação nacional.

O investimento fortalece ainda mais a posição da Naspers no mercado digital brasileiro. Além da VTEX, o grupo da África do Sul controla a plataforma móvel Movile, o clube de compras Bransdclub, a desenvolvedora de games Level Up! e o comparador de preços Buscapé.

Pelo Buscapé, a Naspers vem comprando startups em série nos últimos anos.

Desde a compra de 91% das suas ações pelos sul-africanos em 2009, já são 10 investimentos – as brasileiras ZipMe, eBehavior, Navegg, Urbanizo, HotMart, Anuncie Lá, Meu Carrinho e Resolva.me, a colombiana Pagosonline.net e a argentina DineroMail. É esta a estratégia do Buscapé: atrair e dar recursos a startups com potencial para, lá na frente, lucrar com as possíveis integrações à plataforma do Buscapé.

O aporte na VTEX está mais para uma investida nos médios, não nos pequenos. Com o aporte financeiro e o suporte de uma empresa do tamanho do Buscapé, a Naspers pode ganhar lá na frente se a VTEX se der bem na briga com os estrangeiros pelos bastidores dos grandes no e-commerce na América Latina. POR EDG.GFELITTI
Fonte:epocanegocios 09/04/2012

13 abril 2012



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