12 julho 2011

NCR adquire empresa de software para ponto de venda

A NCR Corporation, fabricante norte-americana de equipamentos e sistemas de autoatendimento, comprou a Radiant Systems, desenvolvedora de sistemas e software de ponto de venda para o varejo por US$ 1,2 bilhão.

De acordo com as informações divulgadas no site da empresa, a transação acelera a implementação da estratégia da NCR em direção aos negócios adjacentes ao seu core business, aumentando a taxa de crescimento de seu faturamento e ampliando as margens mediante a combinação de softwares e serviços.



Os principais pontos fortes da transação estão assim descritos:



A NCR adquiriu 100% das ações da Radiant, por cerca de US$ 1,2 bilhão, o que corresponde a um prêmio de 28% em relação a cotação das ações da Radiant



A Radiant Systems é especializada em sistemas e software de ponto de venda para o varejo. Detém significativo market-share e seu crescimento nos últimos 5 anos foi de 15% ao ano, com expressiva margem bruta de cerca de 44% ao ano. Suas receitas recorrentes tem apresentado contínuo crescimento alcançando no último ano quase 60% do faturamento.



O modelo de negócio da Radiant está estruturado em soluções – hardwares e softwares - que permitem automatizar diversas funções de frente de caixa e de atendimento; subscrição, manutenção e serviços transacionais (SaaS) e consultoria de implementação e integração.



A combinação dos negócios da NCR com os da Radiant proporcionará relevantes benefícios de ordem financeira, produtos e soluções, base geográfica e verticais.





As oportunidades advindas com a combinação dos negócios permitem esperar montante expressivo de sinergias, entre US$ 95 - 125 milhões, além de proporcionar alavancagem de receitas sinérgicas decorrentes de cross-selling, base geográfica e tecnologia.



Finalmente, a síntese da tese de investimento está embasada nos seguintes direcionadores:



Em março/2011 a NCR comemorou seu 75º aniversário de presença no Brasil. A sua estratégia de varejo NCR no país tem como mercado-alvo os super e hipermercados, lojas de departamento, lojas de conveniência, franquias, farmácias, lojas de eletrônicos, mercados de serviços de alimentos e cadeias de materiais de construção/bricolagem (auto seviço).

12 julho 2011



0 comentários: