11 abril 2019

Startup japonesa de criptomoedas se torna unicórnio

A Liquid Group, uma plataforma de negociação de criptomoedas com sede em Tóquio, divulgou na última semana que levantou aportes com fundos de risco que a colocaram com uma avaliação superior a US$ 1 bilhão, tornando-se um dos raros unicórnios no Japão.

A startup obteve financiamento de investidores, incluindo o fundo de investimento IDG Capital e a Bitmain Technologies, gigante da mineração de criptografia, em comunicado, mas em um passo um pouco incomum não revelou quanto dinheiro recebeu. A Liquid tem prometidos cerca de US$ 50 milhões, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto, uma quantia relativamente pequena para uma valorização tão alta. As avaliações de inicialização são vistas com ceticismo se o montante de capital levantado for inferior a 10%.

Isso não tira o progresso da Liquid na construção de seus negócios, incluindo a obtenção de uma licença de troca de criptografia cobiçada do setor financeiro do Japão e o manuseio de mais de US$ 50 bilhões em volume acumulado de negociações. A IDG também é uma investidora de destaque, tendo financiado startups de criptografia, como Coinbase e Bitmain.

As startups de cripto têm um histórico de impulsionar avaliações agressivas. Em junho, a Circle Internet Financial arrecadou US$ 110 milhões, valorizando os pagamentos móveis e a plataforma de negociação de criptografia em US$ 3 bilhões. A Coinbase levantou US$ 100 milhões em 2017 com uma avaliação de US $ 1,6 bilhão.

A Liquid, fundada em 2014 e anteriormente conhecida como Quoine, levantou os fundos mais recentes como parte de sua rodada consecutiva da Série C. Os cofundadores Mike Kayamori e Mario Gomez Lozada haviam levantado mais de US$ 20 milhões em rodadas anteriores de investidores, incluindo a Jafco Co. Separadamente, levantaram US$ 100 milhões através de uma oferta inicial de moedas, os chamados ICOs, em 2017. O novo financiamento será usado para a expansão global.

O Japão tem poucas startups que alcançam uma avaliação de US$ 1 bilhão antes de suas ofertas públicas iniciais, já que regras de listagem flexíveis tornam mais fácil para os fundadores irem a público mais cedo do que em outros países. A nação era o lar de apenas um unicórnio em janeiro – o desenvolvedor de inteligência artificial Preferred Networks – em comparação com 165 nos EUA e 90 na China, de acordo com os dados mais recentes da empresa de pesquisa CB Insights. Fonte: Bloomberg Leia mais em startupi 11/04/2019

11 abril 2019



0 comentários: