11 abril 2019

Ex-donos do Bretas investem em atacarejo no Nordeste

Nove anos após a venda da rede de supermercados Bretas para companhia chilena Cencosud, o grupo mineiro SFA está voltando ao varejo de alimentos. Com a recém-criada bandeira Novo, de atacarejo, a empresa pretende abrir entre 15 e 20 lojas no interior de Pernambuco em um prazo de até quatro anos - quatro delas até dezembro. O investimento total planejado é de R$ 500 milhões.

O grupo SFA não atua no varejo alimentar desde a venda da Bretas, em 2010, por R$ 1,35 bilhão. A rede de supermercados chegou a ser a quarta maior do país, com 80 lojas. Hoje, o SFA é proprietário de sete shopping centers, totalizando 254.593 metros quadrados de área construída e 565 lojas. A empresa administra ainda sete hotéis com as bandeiras Ibis e San Diego.

O retorno do grupo mineiro ao setor de supermercados está sendo feito em parceria com o empresário Daniel Costa, também mineiro e originário do setor varejista.

No ano passado, Costa vendeu uma operação de três lojas da sua rede Super Cidades para a concorrente Supermercados BH. "E agora, o que vou fazer? Ainda sou muito novo para parar de trabalhar", disse o empresário aos sócios do grupo SFA, durante uma conversa um ano atrás. "Eles que saíram com a ideia de ir para o Nordeste, para Pernambuco", conta.

Desde julho do ano passado, Costa está prospectando cidades no interior de Pernambuco para abrir as lojas. Para o empresário, o Estado foi escolhido por ser o "coração do Nordeste", com posição geográfica estratégica.

A Novo deve concentrar seus investimentos em municípios médios, com entre 60 mil e 70 mil habitantes. "Nosso DNA é de atuação no interior, é isso que sabemos fazer", afirma o empresário.

Costa assumiu a posição de presidente da Novo e se mudou de vez para o Recife no início deste ano. Desde então, ele está montando a base da Novo na capital pernambucana.

O grupo SFA é dono de 70% do capital da Novo e Costa responde pelos demais 30%. A princípio, todos os investimentos anunciados para Pernambuco serão feitos com capital próprio dos sócios. Somente este ano, o plano prevê desembolsar R$ 120 milhões em quatro unidades de atacarejo, cada uma com 12 mil metros quadrados e 500 vagas de estacionamento.

Já estão confirmados empreendimentos em Carpina e Vitória de Santo Antão, ambas a uma distância de cerca de 50 km do Recife, mas em direções diferentes. As obras de terraplenagem já foram iniciadas nesses locais. As outras duas cidades que receberão lojas da Novo até dezembro ainda estão sendo definidas.

O portfólio de produtos das unidades será inicialmente de 8 mil itens, entre alimentos, artigos de higiene, limpeza, acessórios automotivos, de bomboniere e bebidas. Em cada uma das lojas haverá ainda padaria e açougue. A Novo também lançará um cartão de crédito com bandeira própria, com objetivo de fomentar o consumo local.

Os investimentos deste ano devem gerar cerca de 1,5 mil empregos diretos em Pernambuco, além de 3 mil indiretos. Fonte:Valor Econômico Leia mais em portal.newsnet 11/04/2019

11 abril 2019



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