13 julho 2016

Escolhas as pessoas certas para ter sucesso, diz fundador da Easy Taxi

O jovem empreendedor Tallis Gomes ainda não chegou aos 30 anos e já soma seis empresas digitais, entre elas o famoso aplicativo Easy Taxi.

Ele começou cedo. Sua primeira empresa foi criada quando ele tinha 14 anos, uma plataforma de compra e venda de celulares. Dez anos depois teve seu nome reconhecido ao criar a premiada startup Easy Taxi.

"Foi inovador criar uma solução que ainda não existia no setor de táxis e cuja ideia foi seguida por outras empresas e áreas", diz.

No final de 2014, Gomes deixou o comando da empresa, depois de receber mais de US$ 77 milhões de investimento. Menos de um ano depois, lançou um novo negócio: o app Singu, um marketplace que conecta pessoas a profissionais de beleza e bem-estar. Gomes é CEO da empresa e se dedica 100% ao negócio.

Apesar de operar somente em São Paulo e no Rio de Janeiro, a ideia é que o serviço esteja funcionando nas principais capitais do país até o final do ano. “Percebi que, apesar do grande investimento que é feito nos serviços de beleza, faltava dar mais liberdade aos clientes e mais dinheiro aos profissionais. A demanda já existia”.

Confira abaixo a entrevista exclusiva do empreendedor para a Série Pitch, do site de Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Nome: Tallis Regence Gomes   Idade: 29 anos   Onde nasceu: Carangola (MG)   Onde mora: São Paulo (SP)

Que empresa fundou: Aos 14 anos montei meu primeiro negócio, criei um marketplace físico de venda de celulares. Depois, aos 16 anos, saí de casa e no Rio de janeiro, e criei uma agência de gameficação em mídias sociais; fali, voltei para o mercado. Alguns anos depois criei uma agência de construcão de software em nuvem. Aos 24 anos, criei o Easy Taxi e tive o maior reconhecimento na área. Hoje, estou tocando meu novo negócio, a Singu.

O que faz: Presidente e fundador da Singu.

Quem o inspira no empreendedorismo: Jorge Paulo Lehmann, pela capacidade de sonhar grande e principalmente de executar seus sonhos atraindo e mantendo gente boa; e Elon Musk, o maior gênio da nossa geração. Elon, provavelmente, será o homem quem levará a primeira pessoa à Marte, com a Space X. Ele modificará profundamente a indústria automotiva, com a Tesla. Admiro muito ambos, pois sonham grande e conseguem tirar seus sonhos do papel.

Qual negócio queria ter criado: Ainda pretendo automatizar tarefas manuais usando robôs e IOT.

Ser empreendedor é: Colocar as pessoas certas para executar os processos certos. Principalmente, fazer com que essas pessoas sonhem juntas o seu sonho grande.

Como ser um bom chefe: A pessoa hoje em dia deve ser um líder. Não um chefe. O chefe é aquele cara que fica dando ordens e acaba sendo chato. Acho que essa figura deveria ser extinta. O líder sente as  necessidades do seu time e trabalha em equipe em prol de um mesmo sonho.

Um sucesso: Ter criado o aplicativo de táxi, presente em mais de 400 cidades e que transformou o modo de usar o transporte.

Um fracasso: Ter escolhido as pessoas erradas para fazer certas coisas na vida. É preciso escolher muito bem as pessoas que farão parte da sua equipe.

O que não pode faltar num negócio: Pessoas diligentes e que cumprem com o que foi estabelecido.

Já faliu: Sim, a E-spartan, empresa de gameficação e mídia social, foi a única que faliu.

Em qual negócio jamais apostaria: Em um negócio em que a lucratividade dependa de certos contratos governamentais e esquemas.

Sua principal inovação: Ter criado um aplicativo inovador para o ramo dos táxis que ainda não existia; e cujo modelo foi seguido por outras empresas e também áreas.

Um desafio: Quebrar barreiras culturais para conseguir evoluir a forma como as pessoas prestam serviços.

Um medo: Perder o time de trabalho que eu tenho hoje. Leia mais em revistapegn.globo 11/07/2016

13 julho 2016



0 comentários: