10 junho 2016

Nokia compra empresa especializada em redes cabeadas

A Nokia anunciou nesta sexta-feira (10) a aquisição da Gainspeed, um dos principais nomes quando o assunto é a arquitetura de acesso distribuído (DAA, na sigla em inglês). A empresa norte-americana vai passar a integrar o braço de redes da companhia finlandesa, que não revelou os termos da aquisição nem o valor pago.

Fundada em 2012 nos Estados Unidos, a Gainspeed trabalha com tecnologias que permitem uma utilização mais eficiente da infraestrutura online, focando seus esforços diretamente em redes cabeadas. A ideia é estressar cada vez menos os servidores e outros equipamentos na medida em que usuários exigem cada vez mais de suas conexões, devido à grande utilização de plataformas de streaming, principalmente de vídeo, demandando alta quantidade de banda das operadoras.

Apesar de os detalhes da negociação não terem sido revelados, sabe-se que, desde a venda de sua divisão de celulares para a Microsoft, a Nokia tem no mercado corporativo e em seus serviços de rede um de seus grandes focos atuais, que vem sendo expandido grandemente com outras aquisições, entre elas, a da Alcatel-Lucent, por US$ 16 bilhões.

Apesar de não revelar muitos detalhes, o diretor do departamento de redes fixas da Nokia, Federico Guillen, comentou a aquisição da Gainspeed afirmando que ela vai ajudar a criar uma solução completa de gestão para os clientes. De acordo com o executivo, o segmento é um dos que apresenta maior crescimento dentro da companhia e, sendo assim, a compra da empresa americana vem para fortalecer ainda mais a atuação nesse sentido.

De acordo com o comunicado oficial, a aquisição deve ser concluída no terceiro trimestre deste ano, com a Gainspeed se unindo ao setor de redes fixas da Nokia. Não se sabe, por outro lado, se a marca vai deixar de existir ou se seus funcionários continuarão atuando de maneira independente. Fontes: Nokia, Venture Beat Leia mais em corporate.canaltech 10/06/2016

10 junho 2016



0 comentários: