21 junho 2016

Abilio Diniz é o novo sócio da Wine.com.br

Depois de se unir ao empresário Jorge Paulo Lemann para comprar uma pequena rede de padarias em janeiro, Abilio Diniz é o novo sócio da Wine.com.br, negócio virtual de vinhos e dona da marca WBeer.com.br.

A compra foi feita por meio da Península Participações, empresa de investimento do bilionário referência em fechar negócios bilionários no varejo, com a intenção de ampliar a operação para América do Sul para, com o tempo, passar a ter uma operação global.

O controle da plataforma segue com a e.Brics Digital, do Grupo RBS, com o atual presidente da empresa, Rogério Salume, no comando, e Fernando Opitz, primeiro investidor do projeto, na sociedade.

No entanto, Abilio deve interferir na gestão do negócio.

“Esse novo investimento faz parte da estratégia de diversificação do portfólio da Península e esperamos contribuir com nossa experiência em gestão e no setor de varejo”, disse o empresário, por meio de comunicado à imprensa.

Da web para o mundo

Desde que foi lançada na internet, em 2008, a Wine.com.br dobra seu faturamento ano a ano e é hoje a maior empresa de e-commerce de vinho da América Latina, com dois mil rótulos das principais regiões do mundo.

Além da loja virtual, a companhia administra o maior clube de assinaturas da bebida do país, o ClubeW, com aproximadamente 140.000 associados.

Possui ainda um centro de distribuição em Serra, no Espírito Santo, de onde as WineBox são distribuídas, por meio de parceiros logísticos, para mais de 300.000 clientes em todo o país.

O mesmo esquema, com marcas de cervejas, funciona por meio da WBeer e do Clube WBeer. Tatiana Vaz, Leia mais em  EXAME 21/06/2016
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Com aporte, Abílio entra no controle da Wine.com

A Península Participações, companhia de investimentos de Abilio Diniz, tornou-se sócia da empresa de bebidas brasileira Wine.com.br, controladora do site de mesmo nome e do WBeer.com.br, por meio de um aporte de capital que deve sustentar o projeto de expansão no exterior da companhia.

A Península passa a ser co-controladora ao lado da e.Bricks Digital, empresa de investimentos do grupo RBS, dona de cerca de 40% da Wine.com. A participação de Abilio no negócio ficará entre 30% e 40%, segundo fontes.

Segundo informações que circulam no mercado, a capitalização deve superar R$ 100 milhões e os recursos devem ser aplicados na internacionalização do negócio, em tecnologia e infraestrutura logística. Os outros sócios são Rogério Salume e Fernando Opitz. A transação deve ser concretizada em torno de 60 dias.

A Península não informa detalhes da transação. Em nota que confirma as negociações, a Wine informa que Salume segue como sócio e presidente e Opitz, primeiro investidor do projeto, também permanece na sociedade.

Criada em 2008, a Wine dobra o faturamento a cada dois anos - valor que deve ficar entre R$ 350 milhões a R$ 400 milhões neste ano, apurou o Valor. Segundo uma fonte, faltava fôlego financeiro para reforçar a estrutura local do negócio - considerado uma das startups que deram certo no conjunto de novas operações digitais criadas na última década.

Além dos dois sites de vendas de bebidas, faz parte da operação o clube de assinaturas de vinhos, ClubeW. Com cerca de 140 mil associados, o negócio já seria responsável por metade do volume vendido pela empresa, segundo cálculo de um consultor do setor.

Em 2014, a Wine comercializou 5,3 milhões de garrafas - ou 14,5 mil por dia. É um volume que, apesar ter alcançado crescimento nos últimos anos, acaba sendo limitado pelo baixo consumo per capita anual de vinhos no Brasil, na faixa de dois litros ao ano. A necessidade de a empresa ganhar maior escala por meio da venda no exterior, ajudando a diluir custos, teria aproximando os sócios. No ano passado, o comando da Wine disse que a empresa não sentiu efeito da crise econômica, mas a companhia não divulga seus resultados.

Operações on-line no Brasil enfrentam dificuldades por causa da necessidade de investimentos permanentes em negócios que consomem caixa, e normalmente, demoram a se tornar rentáveis.

Não é o primeiro investimento de Abilio Diniz no mercado digital - a Península fez aportes em operações menores do setor - mas é o mais relevante. Abilio também é acionista do Carrefour no Brasil, com 12% de participação. A rede varejista, pelo menos no momento, não vende bebidas pelo seu site, mas em lojas físicas - o plano do Carrefour é começar a vender eletrônicos pela internet este ano. Leia mais em Valor Econômico 22/06/2016

21 junho 2016



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