07 agosto 2019

Startup de carros usados Volanty recebe aporte de R$ 70 mi liderado pelo SoftBank

Aporte também envolveu os fundos monashees e Canary

O portal digital de compra e venda de veículos seminovos Volanty recebeu um investimento de 70 milhões de reais, rodada liderada pelos fundos de capital de riscos do SoftBank e do argentino Kaszek. O aporte, que também envolveu os fundos monashees e Canary, revela a aposta de grandes investidores num setor que movimenta cerca de 400 bilhões de reais por ano no país.

Criada em 2017, a Volanty une vendedores e compradores de veículos usados numa plataforma digital. Mas diferente dos marketplaces, que servem mais como um portal de classificados, o negócio também tem unidades físicas, encarregadas de avaliar os veículos, precificar, fotografar, negociar propostas e providenciar a documentação necessária para a transferência.

Uma vez fechado o negócio, a Volanty oferece ao comprador um ano de garantia para o carro negociado. Pelos serviços, a companhia cobra uma taxa de 7% do valor da transação.

É um desenho já usado com sucesso em outras regiões, como China, Estados Unidos e Europa, onde startups usam a tecnologia para conectar compradores e vendedores reduzindo ineficiências do mercado de carros usados.

Isso também não é uma novidade para os investidores. Ao contrário, o Softbank mais cedo neste ano desembolsou 1,5 bilhão de dólares de investimento na Chehaoduo Group, dona da Guazi, maior site chinês de intermediação de negócios de carros usados, que avaliou a companhia em cerca de 10 bilhões de dólares.

Startups do mesmo tipo também estão em estágio mais avançado do que a Volanty em outras regiões, caso da Shift e da Carvana, nos Estados Unidos, da europeia Auto1 e da Kavak, no México.

O investimento na Volanty revela a aposta de que, diante do tamanho do mercado, o Brasil também desponte como um grande campo para expansão desse modelo. Em 2018, mais de 14 milhões de carros usados foram vendidos no país, de acordo com a Fenauto, federação das revendedoras no País. Trata-se de um mercado fragmentado, sobretudo em pequenas concessionárias e que movimenta mais de 400 bilhões de reais por ano, segundo a startup.

A Volanty, tem nove centros físicos de avaliação de veículos e outros serviços em São Paulo e três no Rio de Janeiro. Outros duas dessas unidades devem ser abertas no mercado paulista ainda em agosto.

Com a nova captação, a terceira, o plano da empresa é usar os recursos para acelerar a expansão, abrindo mais centros, contratação de pessoal, inclusive executivos do mercado, e para desenvolvimento de novas tecnologias. No ano passado, a startup recebeu aporte de 19 milhões de reais da monashees e Canary, depois de já terem aplicado 2,5 milhões na empresa em 2017.

"Vamos ter centenas de centros espalhados pelo país nos próximos anos", disse à Reuters o cofundador e presidente-executivo da Volanty, Mauricio Feldman.

Simultaneamente, a Volanty planeja ampliar o escopo do negócio. A companhia, que no início aceitava só carros com até seis anos de fabricação e até 100 mil quilômetros rodados, agora aceita carros produzidos a partir do ano 2000, com qualquer quilometragem. Noutra frente, começa a discutir parcerias com fintechs de crédito para intermediar também o financiamento das compras dos veículos.

O aporte na Volanty vem na sequência de uma série de outros investimentos de maior porte feitos pelo Softbank após ter criado um fundo de 5 bilhões de dólares focado em projetos de tecnologia na América Latina. Com esse montante liderou aportes de 1 bilhão de dólares no aplicativo colombiano de entregas Rappi, de 231 milhões de dólares na fintech de crédito Creditas, além de comprar uma fatia no Banco Inter... Leia mais em dci 07/08/2019

07 agosto 2019



0 comentários: