19 agosto 2019

Petrobras recebe apenas duas propostas de compra da Liquigás

Apesar de ter sido muito cobiçada por grandes grupos empresariais e fundos de investimentos, a Petrobras recebeu apenas duas propostas para a compra da Liquigás, subsidiária da estatal e segunda maior distribuidora de GLP — o gás de botijão — do país.

De acordo com um executivo próximo às negociações, apenas o fundo árabe Mubadala e o consórcio formado por Itaúsa e Copagaz teriam entregue propostas de ofertas vinculantes para a aquisição da distribuidora, cujo prazo terminou nesta sexta-feira.

Nos últimos meses houve uma grande movimentação entre empresas e fundos de investimentos para a formação de consórcios, mas muitos acabaram desistindo de participar do certame, como a holandesa SHV Energy, dona da distribuidora Supergasbras.

Com 19,7% do mercado, a companhia negociava a formação de consórcio com a gestora GP Investments, disseram fontes. A SHV também teria negociado um consórcio com a distribuidora Consigaz, que tem 8,6% do mercado, mas acabou desistindo da disputa.

Segundo executivos do setor, o motivo para a desistência de vários grupos empresariais na disputa pela Liquigaz se deve ao anúncio feito pelo governo federal no mês passado, com profundas mudanças no setor de distribuição de GLP no país.

Entre as propostas anunciadas estão a venda fracionada de gás e fim de exclusividade de marcas nos botijões, sem explicações de como isso será feito. Isso acabou gerando receio entre investidores no negócio estimado pelo mercado em pelo menos cerca de R$ 3 bilhões.

Em março do ano passado o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) negou a venda da Liquigás para a Ultragaz, do Grupo Ultra, por R$ 2,8 bilhões, alegando que resultaria em concentração de mercado.

A Ultragaz é a líder do mercado, com fatia de 23,9%, e a Liquigás vem logo atrás, com 21,3%. Por conta disso, uma das condições feitas pela Petrobras no atual processo de venda é que a companhia vencedora não poderá ficar com mais de 30% do mercado de distribuição de GLP no país.
Fonte: O Globo .. leia mais em sindigas 190/08/2019

19 agosto 2019



0 comentários: