18 julho 2016

Startups revolucionam setor de seguros

A everis, multinacional de consultoria, que oferece soluções de estratégia e de negócios, do Grupo NTT DATA, acaba de lançar o relatório InsurTech Outlook. O estudo mostra um novo ecossistema com as empresas de seguros, as gigantes da tecnologia e as startups disruptivas InsurTech transformando o setor, que passa a investir substancialmente nessa nova modalidade de negócios. Em 2015, foram investidos 3,1 bilhões de dólares no mundo.

Segundo o relatório, os fundos de capital de risco das seguradoras estão diversificando seus investimentos para integrar novos recursos digitais em suas estratégias de negócios, para que, assim, possam oferecer um portfólio de serviços completo e de acordo com as atuais demandas dos consumidores.

Modelos de negócios alicerçados na economia colaborativa, Internet das Coisas (IoT), telemática, seguradoras digitais, além de uma nova forma de se relacionar com os clientes, seja por meio de canais como omnichannel e cross-selling, seja pela gamificação e o seguro personalizado são alguns dos desafios do setor, de acordo com o InsurTech Outlook.

Diante disso, inúmeras startups InsurTech estão surgindo no mercado, modificando a tradicional forma de fazer seguros. Mas, por outro lado, fortalecem o relacionamento com os clientes, graças a uma estrutura mais leve, em função do uso da tecnologia.

As gigantes da tecnologia, conhecidas como “GAFAAs” (Google, Apple, Facebook, Amazon e Alibaba) também estão investindo no mercado InsurTech, se valendo do potencial digital que detêm, das informações dos clientes disponíveis e da capacidade de processarem grandes volumes de dados.

Não há dúvidas que, por meio da aplicação de tecnologias de Big Data e Internet das Coisas, as gigantes mundiais da tecnologia transformarão o modelo de negócio das seguradoras, monetizando os dados dos clientes e abrindo o caminho para o desenvolvimento de novos produtos, além de redefinir políticas de seguro inteligentes.

O relatório da everis inclui uma análise do atual e possível futuro envolvimento das gigantes de tecnologia no setor. Cita os dispositivos da Apple que operam atualmente no setor da saúde, enquanto o seu sistema Carplay integrará novas funcionalidades para análise e prevenção de riscos.

Roberto Ciccone, sócio de seguros Américas, da everis, comenta que a indústria está gradualmente se reinventando frente aos desafios da transformação digital e passa a incorporar a inovação em seu DNA. “A questão vai muito além do uso ocasional de tecnologias disruptivas. Proporcionar uma experiência para corresponder às expectativas dos clientes e sistematizar a busca da eficiência é um imperativo”, afirma.

Segundo Ciccone, a everis acredita que integrar os modelos de negócios oferecidos pelas InsurTech é decisivo para a competitividade das empresas no contexto atual. “No Brasil não é diferente e as seguradoras já começam a se redefinir dentro desse novo ecossistema, que incorpora definitivamente as inovações tecnológicas.”

O InsurTech Outlook foi elaborado com base no maior banco de dados de startup B2B – ICT do mundo, o everis NEXT, plataforma de inovação aberta que conecta mais de um milhão e meio de startups a grandes empresas e outros atores relevantes e da indústria financeira.

O documento pode ser acessado pelo link https://goo.gl/nO0QBG
Leia mais em valoragregado 15/07/2016

18 julho 2016



0 comentários: