30 março 2016

Startup de US$ 45 bilhões compra 55 empresas para mudar de estratégia

Nova investida estratégica da marca é a entrada do mercado de aparelhos do dia-a-dia

A startup chinesa Xiaomi, 2ª maior startup do mundo, avaliada em US$ 45 bilhões, está deixando de ser apenas uma empresa de smartphones, tablets e TVs e se movendo cada vez mais no mundo dos gadgets para o cotidiano – onde já tinha presença com purificadores de ar, por exemplo.

De acordo com o site americano TechInsider, a empresa agora está desenvolvendo panelas de arroz, que estão custando algo em torno de US$ 150 – 40% mais baratas que as japonesas top de linha, segundo a companhia. Trata-se do primeiro produto no novo “Mi Ecosystem”, que investiu em mais de 55 companhias para produzir uma nova linha de acessórios para o seu dia-a-dia.

A Xiaomi um dia figurou como a verdadeira concorrência que poderia tirar o posto de liderança da Apple e da Samsung – no desenvolvimento de smartphones – na China. A companhia produzia aparelhos top de linha, mas os vendia pela metade do preço de seus rivais, o que a garantiu o posto de número 1 de vendas de aparelhos celulares em solo chinês.

Mas na realidade, a única que a Xiaomi estava de fato assustando era a Samsung, que ainda assim continua pagando a conta por ter aparelhos Androids, que sofrem com similares mais baratos de se produzir e vender. A Apple tinha uma vantagem intangível: o iOS.

De acordo com o Bloomberg, o cenário agora não é dos melhores para a Xiaomi, uma vez que o número de vendas – bandeira levantada pela empresa – anda cambaleando. Em termos de hardware, os aparelhos da marca são facilmente desenvolvidos; falando de software… Bem, não há nenhum prospecto para que a empresa lance o próximo iOS.

A resposta diante de tudo isso? Bem, uma panela de arroz.POR LUCAS BICUDO Leia mais em starse.infomoney 30/03/2016

30 março 2016



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