14 junho 2012

A onda de aquisições focadas em negócios sociais continua

Os acordos destacados aqui não são os maiores ou o primeiro ou o único, mas demonstram as importantes tendências das redes sociais e dos aplicativos de negócio

 Aplicativos sociais e de negócios estão colidindo. No último ano, dezenas de empresas adquiriram outras no mercado de mídias sociais, conforme gigantes e aspirantes a gigantes disputam posições. Além disso, vemos empresas de redes sociais nativas, como Facebook, criando plataformas com capacidades para negócios, enquanto plataformas de negócios, como a Salesforce.com, adicionam capacidades sociais.

 Nesta matéria, vamos ver algumas das mais recentes (e algumas ainda pendentes) aquisições focadas em negócios sociais. Os acordos que destacamos aqui não são, necessariamente, os maiores ou o primeiro ou o único, mas eles demonstram as importantes tendências não só das redes sociais, mas também dos aplicativos de negócio em geral.

 Consultoria de Marketing: 
As empresas que anteriormente apenas molharam os dedinhos no marketing em plataformas de redes sociais estão se descobrindo prontas para mergulhar de cabeça – mas não sem algum tipo de colete salva-vidas.

Muitas empresas estão querendo aumentar a escala de suas campanhas, e empresas como a Buddy Media (possivelmente na mira da Salesforce.com) e a Vitrue (recentemente adquirida pela Oracle) podem ajudar empresas a criar, publicar, moderar, gerenciar, medir e relatar, de forma centralizada, campanhas de marketing social.

 Análises: 
Muito do big data, de que tanto ouvimos falar, é gerado em plataformas de redes sociais, e diversas aquisições recentes focam em empresas que oferecem habilidades para fazer sentido de toda essa informação.

 Gameficação: 
Os jogos representam os aplicativos mais interessantes nas redes sociais desde o inicio, e continuam direcionando downloads, vendas, renda com propaganda e público.

Cada vez mais, os mecanismos de jogos invadem os aplicativos sociais. Muitas aquisições recentes refletem a popularidade e importância da gamificação.

 Integração com aplicativos de produtividade: 
m algum momento, no futuro próximo, todos os aplicativos de negócio terão algum tipo de capacidade social correndo em suas veias. Aquisições como a compra do OneDrum pela Yammer, que permite colaboração em tempo real em documentos do Microsoft Office, estão mostrando as direções em que os aplicativos de negócio estão seguindo.

 Mobilidade: 
Muitas aquisições recentes tem reflexo móvel, conforme vendedores de redes sociais e aplicativos de negócios buscam alcançar usuários quando e onde quer que estejam.

 Localização: 
Falando em alcançar usuários onde quer que estejam, os serviços baseados em localização são chave para o sucesso social, e muitas empresas estão adquirindo tecnologia que permita engajar usuários e focar propagandas baseadas em localização.

 Influência: 
Conforme as empresas buscam engajar novos públicos, elas tentam influenciar os influenciadores. Identificar essas pessoas é o principal foco de muitas aquisições. Fonte: InformationWeek
Fonte:ciab 06/06/2012

14 junho 2012



0 comentários: