21 outubro 2014

A nova face do outsourcing - empresas querem provedores que ajudem ampliar os negócios

Mercado demanda serviços que geram valor e ampliam negócios, e não apenas redução de custos e aumento de produtividade

Empresas globalizadas estão mais exigentes na seleção de provedores de serviços de terceirização. Para se diferenciarem, e assim conseguirem maior participação de mercado, precisam adotar melhorias contínuas nos processos de negócios.

Pressionados a entregarem resultados, os gestores querem agora soluções que excedam somente a redução de custos e aumento de produtividade, fatores que embalaram a primeira fase da terceirização. O que conta nesta fase da economia - em que não há mais espaço para erros - é utilizar todas as armas para gerar valor ao negócio. Como resultado, disparou a demanda pelos serviços de outsourcing orientado ao negócio. O Grupo ASSA, consultoria internacional especializada em transformação de processos de negócios, teve que expandir a sua capacidade de atendimento por parte de sua rede mundial de Delivery Centers voltada para dar suporte aos clientes, no serviço conhecido por AMS (Application Management Service).

- Cada dia mais empresas exigem de seus parceiros de serviços de outsourcing uma abordagem mais proativa, destaca Raphael
Faggion, gerente de AMS do gA. “O mercado evoluiu drasticamente, os gestores não querem apenas reduzir custos, são pressionados a evoluir seus processos e gerar valor ao seu negócio”, acrescenta o executivo do gA.

A nova fase do outsourcing passa por equipes formadas por especialistas em negócios e tecnologia. “O provedor de AMS precisa trazer maior conhecimento ao negócio do cliente, ter diagnóstico preciso de seus principais problemas e oportunidades de melhorias, identificar, por exemplo, como otimizar a gestão financeira, como melhorar o processo de supply chain, como auxiliar na geração de informação para possibilitar a utilização de créditos de impostos, etc. Enfim, ter uma atuação completa em busca de melhorias contínuas nos processos de negócios dos clientes.


Entre os pontos que geram valor ao cliente está a aplicação da metodologia de dBT® (Digital Business Transformation) do Grupo ASSA ao serviço de AMS. “Com esse foco, de prestar serviço capaz de

gerar a transformação continua do negócio do cliente por meio da tecnologia, conseguimos de maneira recorrente produzir melhorias de processo e ganhos mensuráveis pelas empresas”.

O formato também evoluiu. O gA provê equipes que trabalham de forma remota ou diretamente nas instalações do cliente. “O que mais cresce é a demanda por serviço remoto. Até 2017, pretendemos triplicar o atendimento na linha de serviços de Application Management Services, em que a empresa delega as tarefas de sustentação e evolução dos seus sistemas, sempre com foco no negócio”, relata Faggion.

Outra área de negócio que cresce de forma exponencial é a prestação de serviços de outsourcing dentro do conceito da “Fábrica de Soluções”, ou “AMS Evolutivo”, com o diagnóstico e implementação de pontos de melhorias dentro da companhia.

Uma das vantagens do gA na sua oferta de serviços é a unificação de processos com a utilização da metodologia ITIL (Information Technology Infrastructure Library), que assegura maior eficiência, qualidade de atendimento e integração na ampla rede de Delivery Centers espalhados pelo Brasil, Argentina, México, Chile e Colômbia, além de escritórios nos Estados Unidos.

“Agora operamos virtualmente com todos os Delivery Centers. Hoje podemos usar um profissional de Curitiba, Buenos Aires, Tandil ou Cidade do México, por exemplo, para atender uma chamada de São Paulo. Os clientes contam com uma base de conhecimento e soluções de AMS três vezes maior”, explica o Diretor do Grupo ASSA, Federico Branchini.

O novo modelo também favorece a abertura de novas unidades pela América Latina, região em que a companhia investe pesado na expansão de seus centros de atendimento. “Mais companhias buscam a terceirização de serviços de TI e a América Latina transformou-se em uma base importante na oferta de outsourcing”, complementa o fundador e CEO da companhia, Roberto Wagmaister.

Acompanhar o crescimento e a expansão internacional das empresas é algo que o Grupo ASSA adotou como estratégia de fortalecimento. Atualmente, o serviço já chega a mais de 30 países em clientes como Lojas Marisa, Eldorado Brasil, Amcor, Astrazeneca e GRSA, entre outros. A corporação inova com plataformas de transformação em negócios e aplicativos de tecnologia que se comunicam digitalmente. Esse modelo permite transformar informação básica em conhecimento e cria oportunidades para atingir eficiência operacional. Leia mais em dino 21/10/2014

21 outubro 2014



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