27 junho 2018

Nielsen compra Ebit e dobra aposta no ecommerce

Mercado disputado por Euromonitor, Ipsos, Datafolha, GfK…

A Nielsen está próxima de comprar a consultoria Ebit, do Buscapé, fortalecendo sua atuação no comércio eletrônico. A operação foi aprovada ontem, sem restrições, pelo CADE.

A revista Exame adiantou em setembro que o Buscapé estava negociando a consultoria por cerca de R$ 5 milhões. Na época, a publicação disse que a WPP e a GfK também avaliaram o ativo. Fontes da indústria disseram ao Brazil Journal que a marca e a influência da Ebit são provavelmente maiores que o valor do negócio.

Comprada pelo Buscapé por volta de 2006, a Ebit é a consultoria de ecommerce mais tradicional do Brasil.

Talvez o maior ativo da empresa seja o relatório Webshoppers, que desde 2001 monitora volume de vendas, quantidade de compradores e categorias de produtos vendidos no ecommerce brasileiro. A Ebit também faz estudos de inteligência de mercado sob medida e a certificação de lojas virtuais, usada como selo de qualidade pelos consumidores.


"A operação representa uma boa oportunidade para o Grupo Nielsen expandir seu negócio de pesquisa e informação do mercado de ecommerce, bem como entrar no negócio de certificação de lojas virtuais no Brasil", justificou a Nielsen em documento ao CADE. "O portfólio resultante terá profundidade e extensão para aumentar a competição e proporcionar maiores benefícios aos consumidores".

Em seu parecer, o CADE calcula que as duas empresas terão pouco mais de 20% de participação de mercado, tanto em pesquisas sindicalizadas – que tratam de todo o mercado e são monetizadas por assinatura, sem exclusividade por parte de um só cliente – quanto em pesquisas 'ad hoc', aquelas feitas sob encomenda.

Para o CADE, a existência de concorrentes de grande porte – como Euromonitor, WPP/Ibope, Ipsos, Datafolha, GfK, Vox Populi e Accera – garante a concorrência no setor.
Natalia Viri Leia mais em  Brazil Journal 27/06/2018
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27 junho 2018



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