11 abril 2012

Site de 'hospedagem colaborativa' chega ao Brasil de olho na Copa

O site de "hospedagem colaborativa" Airbnb abriu escritório em São Paulo, de olho no fluxo de pessoas para o Brasil devido à Copa de 2014 e à Olimpíada de 2016. A empresa quer aproveitar a baixa capacidade de atendimento do setor hoteleiro.

"A esta altura é impossível construir um hotel no Itaquerão", brinca Stefan Schimenes, gerente para o país.

O site oferece serviço on-line de aluguel. Após o usuário fazer a reserva, o anfitrião autoriza ou recusa a estadia.

Uma vez aceito, o pagamento é retido até o hóspede fazer o check-in. O site fica, em média, com 10% do valor, estipulado pelo dono. Ele também define os critérios de quem pode ocupar sua casa.

A rede está em 192 países -o Brasil é um dos dez principais. O Rio é um dos 15 principais destinos, mas a Airbnb espera que seja o terceiro.

Para isso, conta com a falta de vagas: dos 80 mil leitos exigidos pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), tem apenas 45 mil. Segundo a Folha mostrou, faltam vagas para as delegações da Rio +20. A Airbnb tem cerca de 10 mil leitos no país e espera multiplicá-los por dez até 2013.

A rede ficou famosa por ter o ator Ashton Kutcher entre seus investidores, além da Andreessen Horowitz que, em 2011, aportou US$ 112 milhões. Isso avaliou a Airbnb em US$ 1 bilhão. Por YURI GONZAGA e HELTON SIMÕES GOMES
Fonte: FolhadeSP 11/04/2012

11 abril 2012



0 comentários: