08 abril 2012

Retenção de Talentos é uma das prioridades das empresas para 2012

Para especialista em desenvolvimento humano, a solução está em ações motivacionais que garantem a permanência dos funcionários

Recente pesquisa divulgada Amcham, Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos, apontou que a prioridade de boa parte dos executivos das áreas comerciais e de marketing neste ano é a retenção de talentos. O levantamento feito com 387 profissionais apontou que ao menos 31% dos entrevistados afirmaram que manter talentos é fundamental para a área de recursos humanos. Segundo o especialista em desenvolvimento humano, Eduardo Shinyashiki, o investimento no desenvolvimento das competências de liderança (na motivação das equipes) é essencial. “Uma empresa com metas bem definidas faz com que os profissionais se sintam desafiados e valorizados. A situação possibilita que cada um descubra o prazer em realizar-se naquilo que faz e consegue ir além da concretização de tarefas”, define.

O levantamento realizado mostrou também que 21% das pessoas querem focar em treinamentos de capacitação de equipes e 17% acreditam que o mapeamento e desenvolvimento de competências são essenciais para qualificar a mão de obra. ”O papel do líder é fundamental para esse processo, pois ele precisa ter a capacidade de identificar os cenários e propor direcionamentos para que o final do período seja motivo de celebração”, sugere Eduardo Shinyashiki.

Para os gestores, 14% destacam a importância da atração de talentos, 12% investem na criação de modelos de avaliação de desempenho, bonificação e remuneração variável e apenas 5% desejam qualificar melhor sua mão de obra técnica. “Quando o profissional vê o trabalho como algo que vai além da obrigação, aumentamos os momentos de bem-estar e, como consequência, o sucesso das equipes”, conta Eduardo Shinyashiki.

A inovação também é um dos assuntos levados em consideração e questões como criar uma cultura de novas ideias e buscar as melhores práticas e soluções para os problemas aparecem empatadas, com 44% cada. “Se desejamos criar algo novo, precisamos desligar o piloto automático, isto é, não podemos ficar presos demais ao ’fazer’, é importante criar um tempo para termos ideias geniais”, explica Eduardo Shinyashiki.
Fonte:maxpressnet05/04/2012

08 abril 2012



0 comentários: