18 abril 2012

Portugueses do Ongoing fecham compra do iG

Contrato prevê que a Oi continuará com as outras duas divisões do iG: a de acesso e a de serviços digitais

Os representantes do grupo português Ongoing, acionistas no Brasil dos jornais Brasil Econômico, Marca Brasil e Meia Hora, fecharam a compra da divisão de produção de conteúdo e venda de publicidade do portal iG, que pertence à operadora de telefonia Oi.

O contrato foi assinado por volta das 13 horas de hoje no escritório de Ulhôa Canto, Rezende e Guerra Advogados, em São Paulo. Fechado na terça-feira, 17, o contrato prevê que a Oi continuará com as outras duas divisões do iG: a de acesso e a de serviços digitais.

O grupo Ongoing é o segundo maior acionista da Portugal Telecom, que por sua vez é uma das controladoras da Oi – o que teria facilitado as negociações em relação à compra do portal de internet. Por Eduardo Salgado,

iG e Ongoing traçam plano de transição de 60 dias

Venda do portal de internet para grupo português foi confirmada nesta quarta-feira

Após inúmeros rumores, a venda do portal de internet iG foi confirmada, nesta quarta-feira, para o grupo português Ongoing, que no Brasil detém participação nos jornais Brasil Econômico, Marca Brasil e Meia Hora, conforme informou EXAME. A Ongoing será dona do braço de conteúdo e publicidade do iG, os demais negócios ficarão com a Oi.

O iG possui três linhas de negócios: acesso, serviços digitais e conteúdo e publicidade. Segundo documento enviado aos funcionários do portal, hoje, ao qual EXAME.com teve acesso com exclusividade, a venda tem como objetivo aumentar o foco da Oi nos negócios ligados à banda larga e dar mais autonomia ao braço de conteúdo e publicidade do portal.

“A Ongoing pretende alavancar a história de sucesso que o iG vem conquistando no mercado brasileiro”, disse a companhia, por meio do documento.

O plano de transição deve ser concluído nos próximos 60 dias e, durante este período, pouca coisa deve ser alterada dentro da companhia, que até segunda ordem vai continuar a se chamar iG.

A companhia também afirma que não existe nenhum plano de redução do número de funcionários e a rotina de trabalho deve permanecer a mesma pelo menos até que o plano de transição seja concluído.

Pacote

O negócio fechado com a Ongoing inclui a diretoria de publicidade, conteúdo, o time de tecnologia que atende a área de conteúdo do portal e um grupo de apoio do administrativo e financeiro, além das marcas iG e iBest

O iG não divulga o valor que a operação foi fechada, mas, segundo rumores de mercado, o martelo foi batido pelo montante aproximado de 500 milhões de reais. Além da Ongoing, o Yahoo, Uol e o grupo sulista RBS também tentaram comprar o portal.

O grupo português, no entanto , por ser o segundo maior acionista da Portugal Telecom, que por sua vez controla a Oi,teria tido algumas regalias nas negociações.

Veja, a segui, a carta enviada aos funcionários do iG, nesta quarta-feira:

“Prezado Colaborador,

Com o acordo firmado nesta data para venda de 100% da linha de negócio Conteúdo/Publicidade para a empresa Ongoing, iniciamos um processo de transição, que deverá ser concluído em poucas semanas, para separar essa Unidade de Negócio das demais Unidades que permanecem no Grupo Oi. Cabe ressaltar que durante esse período nossas atividades, funções e desafios permanecerão os mesmos.

Esse movimento marca uma nova fase para o iG, com maior autonomia e foco para o seu negócio de Conteúdo/Publicidade. A Ongoing pretende alavancar ainda mais a história de sucesso do portal, um dos maiores do Brasil.

A Ongoing é dona do maior jornal de economia e de um canal de televisão em Portugal. No Brasil, a empresa é acionista minoritária do grupo Ejesa, que edita os jornais “Brasil Econômico”, “O Dia”, “Marca” e “Meia Hora”.

Preparamos um FAQ, anexo, com alguns esclarecimentos e o RH também está a sua disposição." Por Daniela Barbosa
Fonte:exame 18/04/2012

18 abril 2012



0 comentários: