30 abril 2012

ETP adquire ativos de refino da Sunoco por US$ 5,3 bi

A Energy Transfer Partners (ETP), operadora de gás natural, fechou hoje a aquisição da área de refinaria da Sunoco, em um negócio de US$ 5,3 bilhões, que criará uma das maiores e mais diversificadas parcerias no setor dos EUA.

 A estratégia da ETP é avançar nos negócios de petróleo, diante da queda nos preços do gás natural. Segundo comunicou a empresa, o pagamento deve ser feito com uma combinação de dinheiro e ações. O valor do acordo reflete um prêmio de 23%, ante o preço de fechamento da Sunoco na sexta-feira.

 A Sunoco já tentava vender algumas refinarias nos EUA desde 2011, já que o segmento de refino tem apresentado perdas por mais de dois anos. A elevação nos preços do barril de petróleo cru no Oriente Médio fez com que a commodity perdesse a competitividade diante do combustível importado da Europa e dos EUA.

A Sunoco – que pretende deixar a área de refino – afirmou que vai continuar as conversas com a empresa de private equity Carlyle Group para a formação de uma joint venture nas operações de Philadelphia.

 A ETP espera concluir a transação no quarto trimestre. Em 2010, a Braskem comprou os ativos da Sunoco Chemicals (que incluíam três fábricas de polipropileno), subsidiária da área química e petroquímica da petrolífera. Por Vanessa Dezem
Fonte:Valor 30/04/2012

30 abril 2012



0 comentários: