24 novembro 2014

Energimp está perto de vender 150MW eólicos para enfrentar crise

A Energimp está próxima a concluir a venda de 150MW em cinco projetos eólicos no Ceará para a Casa dos Ventos para enfrentar a crise de fluxo de caixa que está afetando a Impsa, o grupo controlador argentino da empresa.
A venda de cinco parques da Energimp para o grupo Salus – que controla a Casa dos Ventos – foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (CADE) no dia 19 de Novembro.

O valor do acordo não foi comunicado e ambas as empresas, contatadas pela Recharge, não comentaram a transação. A Impsa já informou que pretende vender ativos de geração para resolver a crise.

Segundo o processo no CADE, a empresa de propósito específico de propriedade da Casa dos Ventos, a Ventos de São Jorge, comprará 100% do controle dos projetos em construção Morro do Chapéu, Vento Formoso, Paraizinho, Tianguá e Tianguá Norte – cada um com 30MW.

Os projetos venderam energia no leilão de fontes alternativas de 2010 e deveriam entrar em operação em janeiro de 2014 mas foram autorizados a postergar o início de operação comercial para setembro 2015.

A Impsa – hoje controlada pela Ventis, uma holding europeia da família Pescarmona -  vem informando que a crise atual é resultado de falta de pagamento por PPAs eólicos no Brasil pela Eletrobras e atrasos em projetos na Venezuela. Além disso, a empresa diz que os problemas também são resultados da falta de pedidos na própria Argentina.

A crise levou ao não pagamento de várias obrigações em moeda argentina e em dólares americanos com o subsequente rebaixamento da nota crédito pela agência de risco Standard & Poor's.

Do outro lado, a empresa vem negociando com o governo de Mendoza – onde fica a sede da empresa – e a Casa Rosada para evitar mais demissões e garantir a volta à solvência.

Segundo a imprensa Argentina, o governo regional propôs compra da participação da Impsa na hidrelétrica de Potrerillos e estuda garantir conceder ao grupo a construção do projeto hidrelétrico de Los Blancos.Por Alexandre Spatuzza Leia mais em rechargenews 21/11/2014

24 novembro 2014



0 comentários: