A China, maior consumidor mundial de potássio, adquiriu uma participação de 12,5 por cento na russa Uralkali, líder na produção do nutriente, disse a empresa nesta terça-feira.
O acordo, um raro exemplo de uma aquisição chinesa direta de um ativo russo de recursos naturais, ocorreu em meio a especulações de que o magnata Suleiman Kerimov poderia vender sua grande participação na Uralkali por conta de uma disputa entre a Rússia e Belarus.
O China Investment Corp (CIC, na sigla em inglês), fundo soberano da China, recebeu uma participação na Uralkali em um negócio de troca de títulos com a Wadge Holdings Ltd.
Uma fonte com conhecimento sobre a transação disse que o negócio foi desencadeado quando o valor de mercado da Uralkali caiu abaixo dos 20 bilhões de dólares. Nenhum dinheiro mudou de mãos no negócio.
O CIC declinou comentar.
O valor de mercado da empresa russa, prejudicado por uma controvérsia sobre sua saída em julho de um cartel com a estatal Belaruskali, está agora em 16,4 bilhões de dólares, precificando a participação de 12,5 por cento em cerca de 2 bilhões de dólares.
(Reportagem de Polina Devitt)Reuters
Fonte: uol 24/09/2013
25 setembro 2013
China adquire participação na Uralkali, gigante russa de potássio
quarta-feira, setembro 25, 2013
Compra de empresa, Infraestrutura, Plano de Negócio, Tese Investimento, Transações MA, Venda de Empresa
0 comentários
Postado por
Ruy Moura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário