29 junho 2018

Chinesa Xiaomi capta US$4,72 bi após precificar IPO no piso das estimativas

A chinesa Xiaomi precificou sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em Hong Kong na parte mais baixa da faixa estimativa, levantando 4,72 bilhões de dólares na maior operação do mundo de uma empresa mercado de tecnologia em quatro anos, disseram pessoas próximas as transação nesta sexta-feira.Isso avalia a empresa em cerca de 54 bilhões de dólares, quase metade do esperado por especialistas no início do ano.

O preço vem num momento delicado para o mercado acionário de Hong Kong, com investidores preocupados com a crescente tensão comercial entre Estados Unidos e a China.

A venda de ações da Xiaomi é amplamente vista como um teste do sentimento do mercado para o que deve ser a segunda metade do ano para IPOs em Hong Kong, com ofertas incluindo a plataforma de entrega de comida Meituan Dianping.

A China Tower, maior operadora de torres de telefonia móveis do mundo, obteve aval para um IPO de Hong Kong que pode levantar até 10 bilhões de dólares. No entanto, o momento de sua listagem dependerá de quão bem o negócio da Xiaomi será recebido, disseram fontes à Reuters.

"A precificação da Xiaomi não será uma boa notícia para o sentimento do mercado", disse Hong Hao, estrategista-chefe do BOCOM International. "Mas outros candidatos a IPOs ainda irão ao mercado para abrir capital antes que as condições do mercado se tornem mais desafiadoras".

A Xiaomi está vendendo cerca de 2,18 bilhões de ações a 2,17 dólares cada, disseram duas fontes. Isso faz com que o IPO seja o maior do setor de tecnologia desde que a Alibaba levantou 25 bilhões de dólares em Nova York, em 2014.

Criada em 2010, a Xiaomi dobrou seus embarques de celulares em 2017 para se tornar a quarta maior fabricante do mundo, de acordo com a Counterpoint Research, desafiando a desaceleração global nas vendas de celulares. A empresa também fabrica eletrodomésticos e aparelhos conectados à internet, incluindo scooters, purificadores de ar e panelas de arroz. (Por Fiona Lau e Julie Zhu) Leia mais em dci 29/06/2018

29 junho 2018



0 comentários: