08 março 2012

Petrobras assume usina Arembepe do Bertin

A Petrobras poderá adquirir novas usinas do grupo Bertin, empresa que vive um pesadelo financeiro desde o ano passado, situação que tem ocasionado sucessivos atrasos na conclusão de usinas térmicas assumidas pelo grupo. Na semana passada, a Petrobras assumiu o controle acionário da usina Arembepe Energia. Até então, a estatal detinha 30% da operação. Os demais 70% estavam nas mãos da Nova Cibe Energia, ligada ao grupo Bertin.

"Estamos passando por um processo de aumento de capital em usinas térmicas", informou ao Valor ontem a presidente da Petrobras, Graça Foster. "Temos vários projetos em análise, mas tudo depende de haver acordo entre os acionistas", completou.

Graça afastou a ideia de que a negociação com a Arembepe Energia, instalada no polo petroquímico de Camaçari (BA), teria relação com as dificuldades financeiras vividas pelo Bertin. "Foi apenas uma negociação entre sócios. Poderemos ampliar a nossa participação em outros empreendimentos que, inclusive, não tenham nenhuma relação com o Bertin", garantiu a presidente da estatal.

No mês passado, a empresa Angra Partners concluiu uma renegociação de aproximadamente R$ 1 bilhão em dívidas do grupo Bertin Energia. A companhia ainda precisa financiar outros R$ 2 bilhões para concluir as obras de termelétricas instaladas no complexo Aratu I, também na Bahia.

Graça, que ontem esteve presente na divulgação do balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), em Brasília, afirmou que a Petrobras detém outras operações em sociedade com o grupo Bertin, mas não citou os empreendimentos.

Após a divulgação do balanço, a presidente da Petrobras disse estar preocupada com a situação do abastecimento de combustíveis em São Paulo e que mobilizou a BR Distribuidora, braço de logística da estatal, para acelerar a distribuição de combustível. A situação é resultado de uma greve de caminhoneiros, que deixou quase todos os postos da capital paulista sem abastecimento.

A executiva negou qualquer possibilidade de reajuste de combustível no momento e afirmou que isso só ocorrerá quando houver uma "justificativa" plausível. Por André Borges
Fonte:Valor08/03/2012

08 março 2012



0 comentários: