Estudos feitos pelo BNDES mostram que entre 2011 e 2017 a expansão da frota de caminhões foi, em média, de apenas 2,8% ao ano, percentual comparável ao PIB potencial do país. De 2015 até agora a frota está parada em 1,9 milhão de caminhões.
Entre 2011 e 2014, o frete subiu de R$ 137,00 para R$ 167,00. O frete, na realidade, teve um movimento errático, com valores no período de 2014 a 2016 superiores aos que eram cobrados entre 2010 e 2011.
O que originou a paralisação dos caminhoneiros, segundo o banco, foi o aumento de custos, sobretudo dos combustíveis, que não pode ser repassado para o preço do frete por causa da baixa atividade da economia.
Para o presidente do BNDES, Dyogo Oliveira, sem um diagnóstico certo as decisões de governo podem ser erradas. Se tivesse havido excesso de oferta de caminhões, artificial, decorrente do financiamento ultrassubsidiado do banco, como indicaram alguns economistas .. Leia mais em valoreconomico 13/06/2018
13 junho 2018
Frota teve expansão compatível com o PIB, diz BNDES
quarta-feira, junho 13, 2018
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Ruy Moura
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