08 junho 2018

O mistério do Valuation das Startups

Participei hoje 06/06/18, do evento sobre "Corporate Venture Capital e M&A em Inovação", organizado pela Chambers com a Veirano Advogados. Muitos assuntos interessantes foram discutidos sobre os investimentos dos Corporate Venture Funds em startups de tecnologia, e dentre eles destaco os pontos de atenção nos processos de Due Diligence das Startups e uma discussão interessante foi sobre o Valuation das startups.

 Fiquei bastante surpreso em ver que apesar da plateia ser composta quase que totalmente por pessoas de alguma forma envolvidas com processos de M&A, a grande maioria desconhecia ou não compreende completamente o processo de Valuation e qual metodologia utilizar.

 A grande maioria não consegue entender como chega-se a valores tão significativos de Valuation para algumas startups.

 Valuation é um mix de números e estória. Uso o termo estória apesar de eliminado de nossa ortografia para diferenciar a história das companhias tradicionais (baseada em números e fatos) e a "estória" futura das startups que ainda terá que se provar verdadeira. (Em inglês ainda existe a diferença entre History and Story)

 No caso de startups estimo que esse mix que fundamenta o Valuation seja em média, 20% baseado em números (History) e 80% estória (Story).

 Uma boa estória é o que define um Valuation milionário ou bilionário de uma Startup, é essa estória que faz com que os investidores acreditem no sucesso da empresa e nas projeções que vão definir seu valor.

Uma estória crível e bem contada é que sustenta as projeções que dão base ao valor da empresa. Uma boa estória é a melhor metodologia para o Valuation de uma Startup.

 A Space X, empresa idealizada por Elon Musk que promete viagens interplanetárias está avaliada em USD 24 bilhões. Você acredita que um dia essa empresa vai dar algum retorno a seus investidores? Por enquanto são só investimentos bilionários e prejuízos sucessivos.

 Mas, isso ninguém sabe, e provavelmente muitos dos que leem este texto não estarão aqui para saber o resultado, mas todo esse valor vem do sucesso em fazer as pessoas acreditarem na estória da empresa.

 Então, respondendo a questão de como fazer o Valuation de uma Startup.
Conte uma boa estória.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br. Por Klaus Ehmke Leia mais em administradores 07/06/2018

08 junho 2018



0 comentários: