20 junho 2018

Bitcoin Banco fala sobre aquisição de Zater Capital em entrevista exclusiva

As movimentações no mercado brasileiro de ativos digitais não páram, apesar do momento de baixa no preço das criptomoedas. Recentemente, a Zater Capital, empresa especializada em negociações de grandes volumes de Bitcoin (OTC), foi comprada pelo Grupo Bitcoin Banco, que fez um aporte de R$20 milhões na aquisição.

A Zater Capital tem o foco em negociações de clientes que movimentam valores acima de 100 bitcoins e possui uma plataforma digital que pode ser acessada através de um aplicativo (disponível para iOS e Android).

O Criptomoedas Fácil entrou em contato com a vice-presidente do Grupo, Heloísa Ceni, que concedeu uma entrevista exclusiva sobre a aquisição da Zater e os planos futuros da empresa.

Criptomoedas Fácil: Como surgiu a ideia da compra da Zater?

Heloísa Ceni: O mercado de criptomoedas está evoluindo rapidamente no Brasil e com ele o nicho de traders profissionais. Como qualquer mercado competitivo, é essencial manter-se atualizado e em constante – e rápida – evolução. Concluímos que seria mais pertinente unir-se a uma empresa que já tivesse esse know-how tecnológico do que desenvolvê-lo do zero. Ao analisar as exchanges já existentes no mercado constatamos que a Zater possuía a melhor tecnologia para segmento de usuários. Então deu-se início às tratativas entre os sócios e seus respectivos departamentos jurídicos e o acordo foi fechado dentro de poucas semanas.

Além do material tecnológico oriundo da Zater uma das grandes apostas nessa aquisição é a vivência de Fernando Zanatta, nome de peso no comércio varejista eletrônico. Zanatta esteve à frente de gigantes da América Latina como Netshoes, Dafiti e Buscapé. A experiência do novo sócio agrega grande valor às estratégias que serão anunciadas em breve pelo Grupo Bitcoin Banco.

CF: Haverá alguma integração entre as plataformas da Zater e da NegocieCoins ou ambas continuarão como empresas diferentes?

HC: A princípio, manteremos as empresas com as mesmas propostas. As duas exchanges tem qualidades campeãs no mercado de criptomoedas: melhor atendimento e melhor tecnologia. Sendo assim, em breve a expertise de uma passará a incorporar a outra. Porém, ambas manterão suas identidades corporativas separadas. Também estamos finalizando um projeto inédito para os usuários de criptomoedas que atenderá ambas as exchanges e que divulgaremos em breve.

CF: Como o Bitcoin Banco vê o volume do mercado brasileiro para transações em mercado OTC? Vocês acreditam que existe um mercado nacional voltado para compras em maior volume?

HC: O Grupo Bitcoin Banco é uma empresa jovem, existimos há pouco mais de um ano e nossas transações em P2P têm crescido surpreendente. Um dos fatores que impede um crescimento exponencial ainda maior é a dificuldade em se adquirir criptomoedas em grande volume. Portanto, afirmamos que existe sim um mercado OTC voltado para compras em grande volume. O que não há são detentores de moedas em grande escala dispostos a comercializá-las.

CF: Existem planos de inclusão de compras de outras criptomoedas no OTC? (Decred, Ether, Litecoin, etc)

HC: Sim, principalmente Litecoin. Estamos abrindo para o mês de junho nosso OTC de Litecoin, tanto na NegocieCoins quanto na Zater.

CF: Com a abertura de uma agência física de negociações, podem surgir preocupações quanto à segurança dos recursos e também dos investidores, de forma semelhante ao que ocorre com saques em bancos? Como o Bitcoin Banco pretende mitigar esses possíveis riscos?

HC: Garantimos a segurança – tanto física quanto virtual – de nossos colaboradores e clientes com grandes investimentos. Monitoramento 24hs, treinamentos em stand de tiros, localização em edifícios com moderno sistema de segurança, contratação de seguranças, desenvolvimento de pagamentos condicionada à autorização de diversas pessoas, leituras biométricas além de constantes consultorias com especialistas do mercado financeiro tradicional, entre outros. Esses são alguns dos métodos utilizados para garantir a segurança física de nossos colaboradores e clientes.

Para a segurança de dados, temos backup a cada 15 minutos da base de dados que é criptografada e salva em lugar seguro. Em todo novo endereço de carteira de criptomoedas, a chave privada também é criptografada e salva de forma segura. Para segurança dos saldos dos clientes, em toda retirada em criptomoedas é obrigatória a autenticação em dois passos, entre outras medidas aplicadas.

CF: A compra de uma empresa especializada em clientes mais experientes e com maior volume de negócios pode indicar que o Bitcoin Banco pretende dar um foco maior a esse cliente? Ainda há planos de permitir abertura de contas aos pequenos investidores?

HC: manteremos o foco nos pequenos investidores. Não é o valor do investimento que mensura a importância do cliente para o Grupo Bitcoin Banco. Trabalhamos com pessoas antes de trabalhar com números. É a aceitação ou não dessas pessoas que fará com que as criptomoedas tornem-se a “moeda do cafezinho”, como idealizado por Satoshi Nakamoto.

O objetivo em ser parte de uma exchange destinada a clientes mais experientes faz parte da estratégia de expansão do Grupo Bitcoin Banco. Temos conhecimento de que uma exchange pode ser ótima para uns e pode não ser para outros. Isso porque o nível de conhecimento e suas necessidades são diferentes. Sendo assim, a participação da Zater no Grupo Bitcoin Banco corrobora com essa estratégia. Por Luciano Rocha -  Leia mais em criptomoedasfacil 19/06/2018



20 junho 2018



0 comentários: